Antena Livre
Deseja receber notificações?

Mação: José António Almeida reconduzido na Direção do Agrupamento de Escolas

5/04/2017 às 00:00

“Chuva”, de Jorge Fernando, foi o tema escolhido pelos alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, de Mação, para abrir a cerimónia de tomada de posse da nova Direção do Agrupamento que teve lugar esta terça-feira, 4 de abril.

José António Almeida, diretor há oito anos, enfrenta agora novo desafio para os anos 2017-2021. Diz-se pronto para mais quatro anos à frente dos destinos da Escola porque “eu gosto imenso do que faço e ainda tenho a sorte de me pagarem por fazer isto”, confessa.

Perante um auditório da Escola Sede manifestamente insuficiente, foram muitos os que quiseram dar as boas-vindas à nova Direção e ouviram José António Almeida afirmar que “garanto-vos que eu venho todos os dias trabalhar sem nenhum sacrifício e isso não há nada que pague. Mas também tenho a sorte de trabalhar com gente fantástica”. Como tal, a equipa que vai integrar a Direção do Agrupamento vai manter-se inalterada, sendo composta pelos professores Rufina Costa (subdiretora), Margarida Cardoso, Ilídio Vicente e João Gonçalves (adjuntos). Contudo, o diretor referiu que “a equipa que me vai acompanhar são vocês todos. Professores, funcionários, pais, comunidade, instituições…”

Para este novo mandato que agora se iniciou, José António Almeida definiu três parâmetros segundos os quais a Escola se vai reger: resultados, prestação de serviços educativos e a liderança. “Todas elas dependem muito do meu trabalho mas mais uns que outros. Os resultados são a área mais visível e que, provavelmente, mais interessa à comunidade. Toda a gente quer chegar aos melhores rankings e ver que a escola está bem posicionada e eu não gosto nada de ver a nossa escola mal posicionada porque nós trabalhamos como os melhores”, afirmou.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, deu os parabéns à nova Direção e disse ser “um dia importante, que marca a recondução de José António Almeida”. O presidente referiu que, da parte da Câmara Municipal, “fazemos um balanço extremamente positivo” destes últimos oito anos. No entanto, Vasco Estrela deixou alguns recados “e deixei-os em público para memória futura”.

“Acho que é importante consolidar todo este trabalho que tem sido feito, é preciso perceber como é que esta escola se vai situar tendo em conta aquilo que são os dados demográficos em que temos cada vez menos alunos, perceber como é que nos vamos adaptar a essa nova realidade, e acho que no ensino técnico-profissional podemos fazer mais”, refere o autarca. Vasco Estrela acrescentou que não se conforma “com o facto de não haver em Mação, no ensino técnico-profissional, cursos que possam ser relacionados, mesmo que não seja diretamente, com as atividades do concelho”. E deu exemplos, “como a área florestal, a área social de apoio a IPSS’s, que são o maior empregador do Concelho, as indústrias de carne e de presunto. Três áreas fundamentais no nosso Concelho a que a escola não dá resposta”. Na opinião de Vasco Estrela “isso ajudaria a fixar os alunos” em Mação pois “temo que estejamos só a formar alunos no técnico-profissional para irem trabalhar para outros concelhos e assim não contribuir para a fixação de população, para além de não darmos resposta àquilo que, eventualmente, os empresários possam querer”.  

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB