O professor Mário Balsa, 45 anos, vai ser o cabeça de lista do PS à presidência da Câmara Municipal do Entroncamento nas eleições autárquicas deste ano, indicou no sábado à noite a concelhia socialista local.
Em comunicado, a concelhia do Partido Socialista (PS) no Entroncamento deu conta de ter escolhido, “por ampla maioria, Mário Balsa para candidato a presidente da Câmara Municipal”. Mário Balsa recolheu 27 votos, contra três votos para a atual vice-presidente do município, Ilda Joaquim, que também estava disponível para concorrer pelo PS ao cargo de presidente da câmara do Entroncamento.
Jorge Faria, atual presidente de câmara e a cumprir o seu terceiro mandato, foi eleito pelo PS em 2013 não se podendo recandidatar ao cargo devido à lei de limitação de mandatos, tendo agora a concelhia do partido escolhido o cabeça de lista às autárquicas deste ano.
"Nos últimos 12 anos evoluímos muito, mas queremos mais, melhor e diferente, com Mário Balsa garantimos esse impulso, com uma enorme abertura à participação das pessoas, numa liderança integradora, com processos de decisão transparentes, criativos e inovadores que projetem o Entroncamento no século XXI", afirmou o presidente da Comissão Política Concelhia (CPC), Ricardo Antunes, citado na nota informativa.
Segundo destacou Ricardo Antunes, “para o novo ciclo político que se avizinha com a realização das eleições autárquicas, Mário Balsa corporiza o espírito transformador que a cidade precisa para devolver a esperança e tranquilidade que as pessoas merecem”.
Mário Balsa, professor de português, tem 45 anos, é casado, tem duas filhas, e reside no Entroncamento, tendo um percurso político desde sempre ligado ao PS, tendo exercido o cargo de chefe de gabinete do atual presidente da Câmara, Jorge Faria, entre os anos de 1994 e 2000, sendo hoje deputado municipal no Entroncamento e vice-presidente da federação distrital do PS, além de, por diversas vezes, ter sido candidato a deputado pelo distrito de Santarém e integrado as listas do partido nas ultimas eleições europeias.
"É um orgulho, é um gosto muito grande receber esta nomeação. O objetivo é olhar para o futuro e é construirmos uma comunidade e uma cidade dinâmica, uma comunidade e uma cidade onde todos nos sintamos bem, onde consigamos ser felizes e termos qualidade de vida e conseguirmos alcançar os objetivos”, disse à Lusa Mário Balsa.
Para o candidato do PS, o objetivo é “proporcionar que as pessoas se sintam bem no Entroncamento, construir aquilo que é necessário para que o Entroncamento seja uma cidade apelativa, em que todos se sintam integrados, em que todos se sintam bem e onde todos consigamos trabalhar e construir um futuro conjunto”.
Também o presidente da federação distrital do PS já se pronunciou sobre a escolha dos militantes, tendo saudado a nomeação de Mário Balsa como candidato.
"Tenho total confiança na candidatura de Mário Balsa, um dos melhores quadros do PS na região, meu vice-presidente e a quem reconheço um trabalho de amizade e de lealdade durante muitos anos”, declarou Hugo Costa.
Para o líder dos socialistas do distrito, Balsa “vai ser um grande presidente de câmara. Um quadro muito preparado e que vai responder aos múltiplos desafios do concelho. Acreditamos muito no seu perfil e na sua vitória", afirmou.
O executivo municipal do Entroncamento é hoje constituído por três eleitos do PS, três do PSD e um do Chega, agora independente, detendo os socialistas 10 assentos na Assembleia Municipal, os social-democratas sete, o Chega três e BE, CDS-PP e CDU um cada.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro de 2025.
Lusa