O Município de Sardoal encontra-se em processo de aumento da capacidade do programa municipal de desfibrilhação automática externa, criado no ano transato.
Desta forma, serão adquiridos quatro novos equipamentos, juntando-se estes aos dois desfibrilhadores automáticos externos (DAE’s) adquiridos no ano transato, e já instalados no Parque Desportivo Municipal e na Piscina Coberta.
Os novos equipamentos serão agora instalados na Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, no Centro Cultural Gil Vicente, no Edifício dos Paços do Concelho e no Complexo Desportivo de Alcaravela (este adquirido pela Junta de Freguesia de Alcaravela), locais onde ocorre maior afluência de número de pessoas, abrangendo também edifícios e espaços contíguos.
Durante o mês de novembro irão decorrer oito ações de formação em Suporte Básico de Vida com DAE (SBV-DAE), tendo como destinatários 48 pessoas, entre funcionários da Autarquia, professores e técnicos de entidades desportivas de âmbito municipal, designadamente do Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos” e do Grupo Desportivo de Alcaravela, permitindo a operacionalização do programa municipal DAE.
As ações de formação serão ministradas por formadores credenciados do Corpo de Bombeiros Municipais de Sardoal e certificadas por empresa externa e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A instalação destes equipamentos e a capacitação destes técnicos para os utilizar, irá permitir, em caso de emergência, uma desfibrilhação precoce por forma a promover o sucesso da “cadeia de sobrevivência”.