Antena Livre
Deseja receber notificações?

Municípios celebram protocolo para dinamizar Caminho de Santiago - COM SOM

30/01/2017 às 00:00

Jacinto Lopes, Fernando Freire, Anabela Freitas e Pedro Machado

As Câmaras Municipais de Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere assinaram, esta manhã, na Igreja Matriz de Atalaia, em Vila Nova da Barquinha, um protocolo com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal com vista à sinalização do Caminho de Santiago uma vez que este tem conhecido um aumento anual de peregrinos.

Na cerimónia, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, disse que o objetivo passa por “sinalizar” o Caminho de Santiago “para que ele possa cumprir a sua vocação, daqueles que têm a vocação religiosa e espiritual (...) Mas porque percebermos que há hoje um envolvimento turístico neste âmbito”.

“Nas tendências internacionais cada vez mais o turismo patrimonial, cultural e o religioso estão nas preferências daqueles que viajam do ponto vista internacional e que procuram outras alternativas àquilo que foi a nossa oferta turística muito associada aos meses de verão”, explicou o responsável.

“Estamos a sinalizar o caminho. Estamos a promover o nosso património. Estamos a estruturar o produto que é o turismo religioso (…) e queremos que isto represente uma mais-valia para os territórios e para as populações”, acrescentou o presidente do organismo.  

Em declarações à Antena Livre, Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de VN da Barquinha, disse que “são dezenas e dezenas de peregrinos que passam [pelo concelho], num novo turismo que é o turismo religioso. Importa criar condições, nomeadamente disponibilizar a informação sobre os alojamentos, a restauração, os locais para carimbarem os seus passaportes”, etc.  

“Estamos a trabalhar com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, nomeadamente na questão da sinalética e estamos a trabalhar em termos internacionais, no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários com municípios espanhóis”, acrescentou.

Fernando Freire referiu que “o objetivo é criar todas as condições para os peregrinos. Se podemos criar aqui bem-estar na sua peregrinação juntamos o cumprimento da promessa e uma peregrinação com conforto”.

No concelho de Vila Nova da Barquinha, além dos azulejos colocados em marcos, será também colocada ao longo de todo o percurso outra sinalética, nomeadamente painéis informativos, desde o Pedregoso, no início do Caminho, até à ribeira de Tancos, junto ao Ecocentro, no limite do norte do concelho. O percurso integra a antiga Estrada Real Lisboa-Porto, que conduz os peregrinos da Quinta da Cardiga ao Pedregoso, entrando no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Em declarações à Lusa, José Luís Sanches disse que o Caminho "foi percorrido em 2016 por mais de 40 mil peregrinos", número que "tem crescido à razão de 15% ao ano", tendo feito notar que, com a instalação de 200 novos sinais hoje protocolados, a totalidade dos 200 quilómetros do Caminho "fica com marcações modernas, substituindo as placas artesanais existentes".

Na cerimónia de hoje foi apresentada a marcação do Caminho e dos azulejos e setas com o símbolo (concha) com que as autarquias vão sinalizar esta rota dentro da área geográfica de cada concelho, "garantindo a uniformidade do mesmo, bem como apoiar os peregrinos, facilitando a sua orientação, deslocação e comodidade".

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do protocolo assinado entre a Turismo Centro de Portugal e a Associação de Peregrinos Via Lusitana, que visa a colocação de sinalética na totalidade do troço do Caminho de Santiago que atravessa a região Centro.

C/Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB