Onze ministros do atual Governo vão ser cabeças de lista pelo PSD às legislativas antecipadas de 18 de maio, além do chefe do executivo, Luís Montenegro, que vai ser o número um pelo círculo de Aveiro.
O atual presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, voltará a encabeçar a lista do PSD do círculo de Viana do Castelo, tal como nas legislativas de 2024.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será número um pelo Porto, e o das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, por Lisboa.
Já a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai encabeçar a lista de Vila Real; o da Educação, Fernando Alexandre, a de Santarém; o da Economia, Pedro Reis, a de Castelo Branco; o da Agricultura, José Manuel Fernandes, a da Europa, e a do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, a de Faro.
A ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, será cabeça de lista por Leiria e o ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, por Portalegre.
Em 2024, apenas três dos cabeças de lista transitaram para ministros, mantendo dois essa posição na proposta de candidatos a deputados para 18 de maio: Rita Júdice, ministra da Justiça, por Coimbra, e António Leitão Amaro, ministro da Presidência, por Viseu.
Miguel Pinto Luz, atual ministro das Infraestruturas e Habitação, que tinha sido número um por Faro não integra os cabeças de lista divulgados pelo PSD em comunicado.
O secretário-geral e líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, voltará a ser cabeça de lista por Braga, tal como há um ano.
Também se repetem como cabeças de lista Gonçalo Valente, em Beja, Hernâni Dias, por Bragança (que se demitiu do Governo por uma polémica com uma empresa imobiliária e regressou ao parlamento), José Cesário pelo círculo da Europa, Dulcineia Moura pela Guarda e Teresa Morais por Setúbal.
Francisco Figueira será cabeça de lista por Évora, substituindo Sónia Ramos, que vai ser candidata autárquica a Estremoz.
Por Santarém o Cabeça de Lista é Fernando Alexandre, atual ministro da Eduação, sendo João Moura, secretário de Estado da Agricultura o segundo. Seguem-se Isaura Morais e Ricardo Oliveira, líder da distrital, e inês Barroso. João Morgado, de Abrantes, é o 9.º da lista, sendo que o CDS, que ainda não definiu os seus candidatos, tem reservado o 7.º lugar e o 4.º lugar dos suplentes.
Recorde-se que nas últimas legislativas o PSD elegeu 3 deputados, o PS 3 e o Chega outros 3.
Perto de 80% dos atuais deputados do PSD vão integrar novamente a lista de candidatos em lugares elegíveis, ficando de fora 14 atuais parlamentares, entre eles Jorge Paulo Oliveira, Liliana Reis ou Emília Cerqueira.
Nas listas aprovadas esta quarta-feira à noite pelo Conselho Nacional do PSD para as legislativas antecipadas de 18 de maio, não constam os nomes do círculo eleitoral da Madeira.
Assim, dos 75 deputados eleitos em 10 de março de 2024 pelos restantes 21 círculos, 58 transitaram para as listas atuais, ou seja, mais de 77%.
C/Lusa