O presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria (PS), vai renunciar ao mandato em 31 de janeiro por “motivos pessoais”, anunciou o autarca, indicando que a vice-presidente, Ilda Joaquim, assumirá as suas funções.
“Serve o presente para comunicar que vou apresentar renúncia ao mandato de presidente de Câmara no próximo dia 31 de janeiro de 2025, por motivos pessoais”, comunicou o socialista ao executivo, numa reunião daquele órgão transmitida em direto pelas redes sociais do município do Entroncamento (distrito de Santarém).
Jorge Faria, que preside à autarquia desde 2013, informou que a renúncia terá efeito no próprio dia.
“Presidir à Câmara Municipal do Entroncamento, desde setembro de 2013, em representação do Partido Socialista, na defesa dos valores da liberdade, igualdade, da solidariedade e na procura do desenvolvimento económico, social e sustentado, proporcionando melhor qualidade de vida aos habitantes do Entroncamento, foi, e continua a ser, uma honra e um privilégio que muito valorizo e agradeço”, afirmou, numa curta declaração.
O autarca, que não poderia voltar a concorrer ao cargo devido à lei da limitação de mandatos, agradeceu ainda “a confiança das pessoas do Entroncamento”, nos últimos três mandatos autárquicos, para “liderar os destinos da cidade” do Entroncamento.
“O trabalho desenvolvido ao longo destes anos, pela equipa que liderei, orgulha-nos, dignifica e reforça o nosso sentido de serviço público”, declarou.
Jorge Faria o apoio e o empenho dos eleitos autárquicos, dos funcionários do município e das diversas instituições do concelho.
O presidente deixou ainda uma palavra à sua sucessora, que estará em funções até às autárquicas: “Estou certo de que o executivo, que passará a ser liderado pela agora vice-presidente, doutora Ilda Joaquim, dará continuidade ao trabalho desenvolvido em prol da melhoria do bem-estar e do desenvolvimento do Entroncamento.”
O executivo é constituído por três eleitos do PS, três do PSD e um vereador eleito pelo Chega e agora independente.
O professor Mário Balsa, 45 anos, vai ser o cabeça de lista do PS à presidência da Câmara Municipal do Entroncamento nas autárquicas deste ano, indicou no sábado à noite a concelhia socialista local.
As eleições vão decorrer entre setembro e outubro, não tendo ainda uma data marcada.
Lusa