Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Legislativas: Ricardo Aires retoma presidência da Câmara de Vila de Rei

19/05/2025 às 12:19

O presidente da Câmara de Vila de Rei, eleito na lista da AD às eleições legislativas de domingo pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, retomou hoje o mandato que tinha suspendido em 09 de abril.

Ricardo Aires disse hoje à agência Lusa que fica agora a aguardar por “novas notícias” e pela chamada para o Parlamento.

“Após os 40 dias de suspensão do meu mandato, já estou novamente na Câmara Municipal. Fico agora a aguardar a chamada para o Parlamento”, disse.

As funções de presidente da Câmara de Vila de Rei foram, neste período de suspensão, asseguradas pelo vice-presidente, Paulo César Luís, que agora regressa a esse cargo.

Aires, ainda presidente da Câmara, mostrou-se satisfeito com o resultado eleitoral de domingo.

“Foi a voz da democracia que se ouviu ontem [domingo]. As pessoas não queriam estas eleições [legislativas]. Deram uma maioria maior à AD. Agora, temos de analisar muito bem este resultado em virtude do aumento do Chega e a oposição também deve verificar que a população quer este Governo no país”, sustentou.

Ricardo Aires salientou ainda que o seu vice-presidente e candidato às autárquicas vai assumir a presidência do município de Vila de Rei até ao final do mandato, logo que o parlamento inicie funções.

À Lusa, Paulo César Luís confirmou que aquilo que vai acontecer no que resta deste mandato autárquico “é seguir com o trabalho desenvolvido nestes 40 dias de mandato” em que substituiu no cargo Ricardo Aires.

“Vamos manter o mesmo sentido de responsabilidade, sentido de missão e compromisso e levar até ao fim este mandato”, disse.

Paulo César Luís explicou ainda que, em termos da composição da vereação, Rosa Martins irá assumir a vice-presidência, sendo que não há mais nenhum vereador a tempo inteiro em Vila de Rei.

“É com muito orgulho que temos um deputado da nação de Vila de Rei. Finalmente, temos uma voz que nos representa, com raízes em Vila de Rei”, frisou o autarca.

A AD - Coligação PSD/CDS venceu as eleições legislativas de domingo, com 89 deputados, se se juntarem os três eleitos pela coligação AD com o PPM nos Açores, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, 58.

A Iniciativa Liberal continua a ser a quarta força política, com mais um deputado (nove) do que em 2024 e o terceiro lugar é do Livre, que passou de quatro a seis eleitos.

A CDU perdeu um eleito e ficou com três parlamentares, enquanto o Bloco de Esquerda está reduzido a uma representante, enquanto o PAN manteve um deputado.

O JPP, da Madeira, conseguiu eleger um deputado. 

Estes resultados não incluem ainda os eleitores residentes no estrangeiro, cuja participação e escolhas serão conhecidos a 28 de maio.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X