A trovoada que esta segunda-feira à tarde se fez sentir na região, “caiu” com mais intensidade na vila de Sardoal e provocou alguns estragos.
Os Bombeiros Municipais receberam 12 pedidos para intervenção e a Loja do Cidadão ficou mesmo inundada, permanecendo de portas encerradas. Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, explicou que “foi uma quantidade de chuva nunca vista”.
“Só para que haja uma ideia, normalmente, por ano, chove 700 milímetros no Sardoal e ontem, em 40 minutos, choveu 60 milímetros. Ontem choveu quase 10% da totalidade do ano. Foi uma situação nunca vista, mesmo pelas pessoas mais antigas”, disse.
O autarca avançou que a Loja do Cidadão está encerrada ao público, situação que, em princípio, se verificará também amanhã, quarta-feira. “Estamos a tentar resolver a situação, até porque há seguros que estamos a avaliar, há equipamentos que não sabemos se estão danificados ou não. Já se procedeu à limpeza e estamos agora a verificar o sistema elétrico para que as pessoas que lá estão possam trabalhar em segurança e vamos começar a ligar os equipamentos para avaliar”.
Para além da Loja do Cidadão, “houve algumas casas inundadas e alguns veículos, que estavam estacionados em zonas mais baixas, que também foram prejudicados porque a água entrou para o motor”, afirmou Miguel Borges.
Fotos: Joaquim Serras
OUVIR AQUI: