Marc Llistosella,CEO da Daimler Trucks Asia, Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Rosa, CEO da Mitsubishi Fuso Truck
O início da produção do primeiro veículo comercial de mercadorias 100% elétrico está a ser assinalado na fábrica do Tramagal, em Abrantes, estando previstas as primeiras entregas nos “próximos meses” e o lançamento para setembro, em Nova Iorque.
No evento, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Marc Llistosella, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck e Bus Corporation, notou a novidade mundial da produção em série de veículos de mercadorias completamente elétricos.
“A partir de agora poderemos corresponder à cada vez maior procura de viaturas comerciais sem emissões para distribuição dentro de mega-cidades”, comentou o também responsável máximo da Daimler Trucks Asia, grupo à qual a marca Fuso pertence.
Citado numa nota da Daimler, o responsável informou que já foram recebidas as primeiras encomendas e que o lançamento global foi agendado para “uma das mais icónicas mega-cidades: Nova Iorque, em setembro”.
“A nossa fábrica portuguesa não se limita a produzir para a Europa e para os Estados Unidos da América, também beneficia de uma estreita colaboração com as autoridades em Portugal e Lisboa que vem testando os veículos comerciais desde 2014”, acrescentou.
A fábrica do Tramagal vai produzir a nova viatura Fuso eCanter para os mercados Europeu e norte-americano, em simultâneo com a viatura comercial Fuso Canter convencional.
“Apenas os componentes específicos da propulsão elétrica estarão instalados em boxes específicas ao longo da linha de produção. As viaturas que saírem da linha de montagem do Tramagal, Portugal, terão como destino clientes dentro da Europa e nos Estados Unidos no próximo mês”, segundo o comunicado de imprensa.
A eCanter tem uma autonomia de 100 quilómetros e uma capacidade de carga de duas a três toneladas – dependendo dos tipos de caixa e utilização.
O propulsor elétrico da viatura contém seis baterias de alta voltagem com 420v e 13,8Kwh cada.
“Comparativamente com os comerciais ligeiros convencionais a diesel (gasóleo), oferece poupanças nos custos de operação na ordem dos 1.000 euros por cada 10.000 quilómetros”, acrescentou a Daimler.
A fábrica do Tramagal, a cerca de 150 quilómetros a nordeste de Lisboa, foi fundada em 1964 como uma sociedade entre o negócio da família Duarte Ferreira e o antigo fabricante de camiões Francês Berliet.
Em 1980 a fábrica começou com a montagem de CKD (completely knocked down) para a Mitsubishi Fuso e nos anos que se seguiram montou o comercial ligeiro de mercadorias e outros veículos da Mitsubishi Fuso para o mercado nacional.
Uma década depois foi adquirida pela Mitsubishi Motors Portugal e em 1996, a Mitsubishi Motors Corporation adquiriu a unidade fabril. A fábrica tornou-se parte da Daimler AG em 2003 altura em que este fabricante de automóveis adquiriu a maioria Mitsubishi Fuso.
A fábrica estende-se por cerca de 160.000 metros quadrados, contando com mais de 400 colaboradores a produzir a Fuso Canter para cerca de 30 países Europeus, Israel, Marrocos e Turquia. Aproximadamente 95% dos veículos são exportados.
Desde 2012, os colaboradores do Tramagal produzem também a Fuso Canter Eco Hybrid, a versão híbrida da Canter.
Lusa
Fotos: Antena Livre