O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tramagal realizou no passado sábado, dia 20 de Maio, uma sessão solene de homenagem a António Ferreira Eugénio, na sequência de uma deliberação da sua Assembleia Geral de 25 de Fevereiro deste ano.
António Ferreira Eugénio, de 85 anos de idade, foi fundador do Rancho Folclórico em janeiro de 1982 e, durante 35 anos, foi sucessivamente eleito presidente da Direção da Secção Cultural da Casa do Povo de Tramagal.
A sessão decorreu na sede social do Rancho e contou com a presença de inúmeras personalidades convidadas desde a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, representantes da Federação do Folclore Português, INATEL, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, associações locais e dezenas de populares.
Na ocasião foi descerrada uma placa alusiva ao evento.
A solenidade do acto foi relevada por diversos oradores onde se destacam as palavras da presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, que enalteceu o trabalho e a abnegação de António Ferreira Eugénio durante os 35 anos que comandou os destinos da instituição, “constituindo um verdadeiro exemplo para a nova geração de dirigentes” recentemente eleitos e que tem como presidente da Direcção, Susana Ferreira, de 34 anos de idade.
No final, António Ferreira Eugénio, visivelmente emocionado, agradeceu a homenagem e pediu aos novos dirigentes para continuarem o trabalho feito até hoje na perspectiva de não deixarem morrer algo que tanto custou a cimentar.
A sessão terminou com uma actuação do Rancho Folclórico que deliciou todos os que apreciam o folclore.