Antena Livre
Deseja receber notificações?

VN Barquinha: Trilho Panorâmico do Tejo parcialmente interdito (ATUALIZADA c/áudio)

8/11/2023 às 15:23

O Trilho Panorâmico do Tejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, está parcialmente interdito, por razões de segurança, no troço entre o Fluviário Foz do Zêzere e a Ponte sobre o rio Tejo (Praia do Ribatejo – Constância Sul).

A zona em causa será alvo de operações de manutenção, por tempo indeterminado, na sequência das condições atmosféricas adversas que se fizeram sentir nas últimas semanas.
Marina Honório, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, explicou à Antena Livre que em causa está uma barreira que deslizou e tem uma localização complexa que inviabiliza os trabalhos de reparação com recurso a máquinas. Como tem de ser um trabalho manual e, por isso, mais moroso foi decidido interditar a circulação neste troço.
A vereadora referiu ainda que todo o percurso está a ser verificado para aferir se todo está desobstruído e apela a que qualquer situação anómala deverá ser comunicada à autarquia.
Por outro lado a autarca vincou que os cidadãos devem respeitar os avisos e as zonas balizadas para evitar qualquer acidente.

Marina Honório, vice-presidente CM Barquinha

A data de reabertura será anunciada após a conclusão dos trabalhos.

O Trilho Panorâmico do Tejo (GR12 E7 - Grande Rota do Tejo - Etapa Panorâmica do Tejo – Almourol), foi inaugurado em fevereiro de 2022 e homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal em julho do mesmo ano.

Com uma extensão de cerca de 10 quilómetros e um grau de dificuldade baixo, proporciona uma enriquecedora viagem de descoberta do património natural, paisagístico e cultural da zona ribeirinha dos rios Zêzere e Tejo.

Integrado no projeto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), pode ser feito a caminhar ou a pedalar sempre à beira rio, em qualquer altura do ano, num percurso linear, entre a foz do rio Zêzere e Vila Nova da Barquinha.

Com passagem no Castelo de Almourol, monumento nacional, o trajeto dispõe de passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer ao longo de toda a extensão. O Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, o Parque de Escultura Contemporânea e o Centro de Interpretação Templário são outras atrações deste percurso, rico em património histórico e natural.

Foto: Município de Vila Nova da Barquinha

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB