A Câmara Municipal de Mação aprovou hoje uma Carta de Compromisso a estabelecer com a Universidade Católica e o seu Centro de Estudos e Sondagens de Opinião.
Com esta Carta de Compromisso, o Município de Mação vai juntar-se a outros dezanove no país onde a Universidade Católica vai desenvolver um estudo sobre o desenvolvimento sustentável concelhio.
“O intuito da Universidade é perceber tudo aquilo que temos feito no nosso concelho em termos de desenvolvimento em sentido lato, seja em termos sociais, económicos, empresariais, florestais, tudo aquilo que tem sido a nossa ação. Perceber até que ponto é que aquilo que estamos a fazer tem dado frutos, tendo em conta os resultados obtidos e mais do que isso perspetivar para o futuro”, explicou à Antena Livre, Vasco Estrela, presidente da CM de Mação.
“Sem descurar os objetivos que temos, é possível que possamos otimizar os recursos que temos disponíveis para que a nossa ação seja mais profícua. Vamos ter aqui, durante cerca de um ano, uma assessoria que nos poderá dizer onde estamos a trabalhar melhor e pior (…) É também objetivo deste estudo garantir que as políticas aqui aplicadas sejam sustentáveis a curto, médio e principalmente a longo prazo”, salientou o autarca.
“No fundo, é quase como um aconselhamento e também um “puxar de orelhas” sobre aquilo que temos andado a fazer ao longo dos anos”, afirmou.
Vasco Estrela explicou que o Estudo a ser realizado contará com um envolvimento social dos vários autores do concelho e da região e que vai haver um trabalho de auscultação de empresas, de associações e do cidadão anónimo.
O Estudo engloba vinte Municípios e três da região do Médio Tejo foram selecionados. Para além de Mação, Constância e Entroncamento poderão vir a fazer parte do projeto.
O presidente considera que a escolha recaiu sob Mação devido ao trabalho desenvolvido pela Câmara “em vários domínios setoriais importantes para o desenvolvimento sustentável e para o futuro, nomeadamente na área da Cultura, aquilo que é feito no projeto do Museu, na área social", etc.
Esta parceria com a Universidade Católica vai representar um investimento autárquico de 410 euros mensais durante doze meses.
Reunião do executivo camarário desta quinta-feira
Crédito:DR