A Praia Fluvial do Bostelim recebeu oficialmente a sua segunda Bandeira Azul e Bandeira “Praia Acessível”, numa cerimónia realizada na tarde desta segunda-feira e que contou com a presença do presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, do presidente da Junta de Freguesia da Fundada e da ADETULF (concessionária desta Praia Fluvial), Carlos Domingos.
A Praia Fluvial do Bostelim foi a única destacada no distrito de Castelo Branco com este galardão e uma das quatro da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (juntamente com Aldeia do Mato, Carvoeiro e Agroal).
A Bandeira “Praia Acessível”, também hasteada na Praia Fluvial do Bostelim, pretende destacar as praias portuguesas que, assegurando boas condições de acessibilidade, viabilizam a sua utilização, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, a todas as pessoas, independentemente da sua idade, possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.
Ricardo Aires sublinha que “esta importante distinção, atribuída à Praia Fluvial do Bostelim pelo segundo ano consecutivo, vem reconhecer a enorme qualidade das nossas zonas balneares. É um galardão que nos enche de orgulho, atribuído a uma Praia que proporciona um ambiente calmo, aliado a uma elevada qualidade da água, espaços verdes e sombras abundantes.”
A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), é uma distinção de excelência que foi atribuída, em 2017, a apenas 28 praias fluviais a nível nacional.
A atribuição da Bandeira Azul tem em conta diferenciados fatores, como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos ou a segurança e serviços
Em 2017, foram atribuídas 320 Bandeiras Azuis em território nacional, divididas em 292 praias costeiras e 28 praias fluviais.