Zona sul da vila que será contemplada na ARU
Foi aprovada na reunião de Câmara de VN da Barquinha, desta quarta-feira, o alargamento da Área de Regeneração Urbana (ARU) da freguesia de Tancos.
A proposta, que agora será submetida à votação da Assembleia Municipal, prevê que os proprietários que pretendam regenerar edificado degradado em Tancos possam beneficiar de incentivos fiscais.
Em declarações à Antena Livre, Fernando Freire explicou que com o alargamento da ARU de Tancos, os proprietários de imóveis da parte sul da vila vão ter oportunidade de ficar isentos de IMI (5 + 5 anos) e vão contar com o IVA a 6% para recuperar as casas degradadas, “o que permite a aquisição de materiais com menor custo”.
O autarca recordou que a ARU já estava delimitada, mas agora o objetivo é “aumentá-la” e que nos últimos anos, “VN da Barquinha tem contado com várias reabilitações de casas. Ainda ontem estive com várias pessoas que querem adquirir casa antigas para reabilitar”, adiantou o presidente.
Fernando Freire admitiu que o Município não esperava esta “dinâmica edificatória” e que é com satisfação que se depara com a necessidade de aumentar a ARU de Tancos.
“Com a proposta de aumento da ARU, o objetivo é dar algum alento a quem investe na regeneração urbana “, vincou o responsável.
Reunião de Câmara de VN da Barquinha desta quarta-feira