Foi aprovada esta quarta-feira, dia 9 de maio, na reunião de Câmara Municipal de VN da Barquinha, a empreitada de “Valorização do Castelo de Almourol”.
Segundo Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal, avançou que “em breve, a empresa colocará o estaleiro dentro da ilha para a requalificação” prevista.
A intervenção, que prevê um investimento 140 mil euros, contempla a colocação de umas escadas, no cais de Tancos e na ilha, para facilitar a mobilidade no local, entre outras intervenções.
“A requalificação consiste na melhoria dos acessos para o castelo, através da criação de umas escadas de pedra, a remoção de todos os elementos atípicos, nomeadamente uns blocos de cimento que se encontram, e a limpeza de espécies infestantes”, enumerou o presidente.
A empresa responsável pela obra será a Vedap – Espaços Verdes, Silvicultura e Vedações, SA, de Constância.
Numa fase anterior, recorde-se que o Castelo de Almourol já tinha sofrido uma intervenção na torre de menagem e na beneficiação das muralhas e interiores, que incidiram em diversas zonas de desagregação dos panos da muralha e das torres, com a sua impermeabilização, drenagem das águas e beneficiação das muralhas.
A intervenção na torre de menagem incidiu na substituição do terraço e na colocação de uma escada metálica de circulação vertical, visando preservar e proteger o monumento e possibilitando-lhe melhores condições de acessibilidade e circulação.
Edificado numa pequena ilha, localizado no rio Tejo, o castelo foi reconstruído por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171, sendo hoje um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos e cenográficos do período da Reconquista, e um dos que melhor evoca a memória dos Templários no nosso país.