A Praça da República, às portas dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha, vai ter cara lavada.
A remodelação da praça mais emblemática da vila vai custar cerca de 287.356 euros + IVA, e adjudicação à empresa que irá assumirá a obra, foi aprovada, ontem, na reunião de Câmara.
A empreitada foi adjudicada à empresa Vedap – Espaços Verdes, Silvicultura e Vedações, SA, de Constância, segundo classificado do Concurso Público, devido ao não cumprimento dos requisitos pela empresa vencedora - Valjardim – Construção e Manutenção de Espaços Verdes, Lda., de Valado dos Frades.
Segundo Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal, a empresa vencedora estava obrigada a prestar uma caução, o que não cumpriu.
O prazo de execução mantém-se nos 150 dias e o autarca prevê que a obra arranque dentro de pouco tempo e que antes do final do ano a Praça da República esteja requalificada.
A praça irá contar com uma nova visão “de modernidade, com uma nova filosofia. Vamos libertar a praça das árvores e colocar-lhe iluminação e esplanadas. Esta zona vai ser toda pedonal, os veículos vão deixar de passar, para que as pessoas possam aproveitar as esplanadas e divertirem-se”, aludiu o presidente.