De 25 fevereiro a 26 março quem passar no concelho de Vila Nova da Barquinha vai poder encontrar pratos de sável e de lampreia.
Desde a açorda de sável ao arroz de lampreia há pratos destas duas iguarias para todos os gostos. O apetite é uma premissa a ter em conta, mas a vontade de conhecer alguns monumentos patrimoniais e artísticos do concelho é também uma máxima por estes dias.
O Município, em estreita parceria com oito restaurantes aderentes, oferece um bilhete para um passeio de barco ao exlibris do concelho, o castelo de Almourol.
Em declarações, Fernando Freire, presidente da CM de VN da Barquinha, disse que “esta é uma mostra que sempre se espera com alguma expectativa, quer por parte das populações ribeirinhas, quer por parte de alguns cidadãos, nomeadamente de algumas áreas metropolitanas que neste tempo se deslocam à Barquinha para provar o peixe do rio, no caso concreto o sável e a lampreia”.
“Este é um festival que já se realiza há mais de vinte anos, que nos liga à atividade piscatória do rio. Um evento que tem mostrado acolhimento quer por parte dos próprios restaurantes, quer por parte das populações, onde há uma simbiose perfeita entre a restauração e o Município”, afirmou o autarca barquinhense.
O presidente da Câmara salienta que ao longo destes 23 anos de festival vêm pessoas de várias partes do país para provar o sável e a lampreia e que muitas vezes há necessidade de prolongar a mostra. “Nós estipulamos sempre um período de um mês para a realização do festivaldevido à boa adesão, este período acaba por se prolongar, dando maior rentabilidade ao projeto. Significa que as pessoas têm as casas cheias o que é bom para a restauração e para a economia local do concelho”.
“Caldeando a questão cultural [com as visitas ao castelo de Almourol] com a vertente gastronómica, estão reunidos os ingredientes para um bom fim-de-semana na nossa região”, finalizou.
Oito restaurantes aderentes - Almourol, Chico, Ribeirinho, Soltejo, Stop, Tasca com Arte, Tasquinha da Adélia e A Barca.
Joana Margarida Carvalho