O Padre Carlos Almeida, responsável pelas paróquias de Alferrarede, Rio de Moinhos, Sardoal e Valhascos não terá este ano as celebrações da Semana Santa de Sardoal. Aliás, também para a Igreja são tempos novos de gerir aquilo que são as novas formas de celebrações com os fiéis.
Carlos Almeida explicou ao Jornal de Abrantes que vai fazer as celebrações da Semana Santa e Páscoa na Capela das Irmãs da Apresentação de Maria, em Alferrarede. O local onde tem celebrado as Eucaristias dominicais. Já tem as horas previstas, embora tenha salientado que pode haver algum ajuste.
Assim na Quinta-feira santa, a celebração será às 19 horas, na Sexta-feira Santa às 15 horas, no sábado a Vigília Pascal acontecerá às 21 ou 21:30 e no domingo mantém a celebração às 11 horas.
Sendo celebrações privadas, Carlos Almeida sente que os fiéis necessitam de poder acompanhá-las e, nesse sentido, está a desenvolver os esforços para que as celebrações possam ser transmitidas na página de Facebook em facebook.com/carlosjosecardoso.almeida. Aos domingos é mais fácil a transmissão, basta um tripé e um telemóvel, mas as celebrações da Semana Santa têm rituais diferentes pelo que é mais complicada a transmissão. Mesmo assim, diz que vai tentar fazê-la.
Carlos Almeida diz ainda que, mesmo conhecendo os fatores de risco, e mantendo os distanciamentos, endereçou convites a quatros jovens, um de cada paróquia, para o acompanhar, como forma de ter todos os paroquianos “representados”. E acrescenta que tem recebido muitos pedidos de amizade no Facebook para que possam acompanhar as celebrações.
Deixou ainda a nota para todos quantos quiserem fazer a confissão, que poderão fazê-lo na igreja de Alferrarede, que tem portas de vidro e permite ao pároco fazer as conversas com os paroquianos.
Reconhecendo que são tempos novos para todos, diz que deixou um apelo aos jovens da sua paróquia, no sentido de poderem ajudar os mais idosos, aqueles que são o grupo de maior risco desta pandemia. E depois confessou que, devido ao Estado de Emergência, não vai poder visitar a sua mãe que vive no concelho de Proença-a-Nova.
Nas paróquias de Pego, Rossio ao Sul do Tejo, S. Miguel do Rio Torto e Tramagal, as celebrações eucarísticas têm sido realizadas através das redes sociais. O padre Adelino Cardoso criou uma página no Facebook, onde agregou as quatro paróquias e é a partir daí que transmite as celebrações eucarísticas e fala com os seus fiéis. Todas as cerimónias podem ser visionadas em https://www.facebook.com/paroquiaspadreadelinocardoso/.
O padre Adelino Cardoso confirmou que a missa de Domingo de Páscoa ficará disponível na página das “Paróquias do Padre Adelino Cardoso” e que irá continuar a fazer a Via Sacra, às sextas-feiras, pelas 17 horas. A de sexta-feira Santa ainda ia confirmar junto dos seus fiéis se seria a melhor hora ou haverá alteração.
O pároco, triste pela situação que o país e o mundo atravessam, confirmou que as cerimónias são “um bocadinho diferentes” e comentou até que, no Domingo de Ramos, “a liturgia foi sem a Bênção dos Ramos”.
Numa das mais importantes datas, se não a mais importante, para a Igreja Católica e em que os cristãos celebram a morte e ressurreição de Cristo, as cerimónias deste ano vão ser “à porta fechada” e o padre Adelino pediu que “se puderem colocar algum símbolo” a lembrar a Páscoa, “seria bom”.
O pároco apelou também a que não tenha acesso à internet, para não se deslocarem a casa dos vizinhos para assistirem pois “na televisão há sempre eucaristias nestes dias”.
Já em Constância, com as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem canceladas, o padre Nuno Silva também tem nas redes sociais o veículo para fazer chegar a mensagem aos seus fiéis “mas só às minhas comunidades, é um grupo restrito”.
Diz que a sua comunidade tem reagido “bem” a toda esta situação e que lhe têm “pedido oração. Tenho rezado todos os dias e continuo a celebrar pelas intenções que me vão pedindo”.