No arranque do terceiro período deste ano letivo, com o ensino à distância, em casa as adaptações são várias. Entre a telescola, que começou esta semana, e o envio de trabalhos através de suportes informáticos está a mudar a escola. Neste sentido a Câmara Municipal de Abrantes informou, em comunicado, que está a disponibilizar, em regime de empréstimo, equipamentos informáticos a alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho. Estes empréstimos estão a ser feitos desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário e visa abranger os alunos que não tenham acesso a esse recurso para que possam acompanhar o ensino à distância.
A autarquia revela em comunicado que o apuramento do número de computadores necessários foi realizado pelos agrupamentos de escolas. Este investimento, feito agora, é um complemento daquilo que tem sido um trabalho já realizado pelo Município há vários anos, como explicou à Antena Livre, Celeste Simão, vereadora do pelouro da Educação da Câmara Municipal de Abrantes. Com este investimento de vários anos no parque informático para as escolas do primeiro ciclo do ensino básico “foi possível disponibilizar inicialmente 357 equipamentos informáticos” anuncia a autarquia, ao mesmo tempo, confirma ter adquirido mais “72 computadores, através da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito do Programa de Promoção do Sucesso Educativo (PEDIME), equipamento cuja entrega iniciará durante a presente semana”.
Na mesma linha, o município explica que “nos casos em que houver necessidade de colmatar a ausência de equipamento para acesso à Internet, a Câmara de Abrantes está também a envidar esforços no sentido de garantir mais essa resposta de apoio ao ensino à distância com atividades letivas em casa”.
A Câmara Municipal de Abrantes destaca a “resiliência e o empenho de todos os agentes educativos locais, na demonstração de uma grande capacidade na adaptação a circunstâncias tão novas e, ao mesmo tempo tão difíceis”.