A Festa da Ascensão, conhecida também como Quinta-Feira da Ascensão, é comemorada por toda a igreja cristã. Celebrada à 14.ª quinta-feira após a Páscoa, esta celebração religiosa assinala a ascensão de Jesus ao céu.
A Quinta-Feira da Ascensão tem também a sua cultura popular como Dia da Espiga, o dia em que as populações iam para os campos fazer o ramo da espiga, que guardavam em casa de um ano para o outro para ter prosperidade.
Na região, esta data marca também o arranque da época de festas, mais especificamente, no concelho de Abrantes.
Bemposta é a freguesia onde todos os anos por estes dias a população começa a sair à rua, onde o bom tempo puxa a bebida fresca e chama à vida as tradições e a boa disposição.
Mas este ano é diferente, por força dos tempos de pandemia que vivemos. Não quer isso dizer que os valores fiquem esquecidos nem que não se arranje maneira de celebrar, por isso, a Antena Livre uniu-se à Junta de Freguesia de Bemposta para levar até si estas cerimónias, para que possa viver, dentro do possível, esta data.
Acompanhe aqui:
Começámos o dia à conversa com o padre Manuel Mendonça, que nos falou sobre a importância da Festa da Ascensão. Num dia que assume ainda mais importância para este padre que celebra hoje 48 anos de sacerdócio.
Ouça um dos cânticos desta Eucaristia aqui:
Padre Manuel Mendonça durante a Eucaristia (DR: Antena Livre)
Nestas celebrações marcadas por tempos diferentes, deixamos-lhe aqui um pormenor de uma oração adaptada:
Pelas 16:00, a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Rosário, começou a percorrer as ruas, para dar a bênção pelas casas da freguesia.
(DR: Antena Livre)
(DR: Antena Livre)
Um momento acompanhado às janelas de casa pelos habitantes, com portas e parapeitos enfeitados.
De referir que, além da procissão desta quinta-feira, a imagem de Nossa Senhora vai percorrer todas as aldeias da freguesia no domingo, 24 de maio, à noite. Vai passar por Vale Horta, Foz Água Travessa, Chaminé, Brunheirinho, Vale de Açor.
E houve quem logo de manhã tivesse tudo a postos para assistir à passagem da imagem de Nossa Senhora ao pé de sua casa, como é o caso de Severina Alexandre:
(DR: Antena Livre)
E depois dos preparativos, eis o resultado final:
(DR: Antena Livre)
Durante a procissão, houve quem desse um saltinho à rua para ver passar a Nossa Senhora, e com toda a pompa e circunstância como este senhor:
(DR: Antena Livre)
E encontrámos também pelas ruas de Bemposta o senhor Francisco Bentes, antigo presidente de Junta, que falou com o jornalista Jerónimo Belo Jorge:
E assim terminou a procissão:
Os momentos finais da procissão da Quinta-Feira de Ascensão, na freguesia de Bemposta (Abrantes) pela voz do padre Manuel Mendonça.
Publicado por Antena Livre em Quinta-feira, 21 de maio de 2020
Por fim, é tempo de recordar a conversa ao início do dia com o presidente da Junta de Freguesia de Bemposta, Manuel João Alves, que nos falou sobre a importância deste dia marcado por emoções mistas: por um lado, a tristeza por não se poder viver este dia da maneira desejada, mas, por outro, a alegria pela compreensão e adesão das pessoas às alternativas encontradas.
Manuel João Alves – presidente da Junta de Freguesia de Bemposta (DR: Antena Livre)
Texto: Ana Rita Cristóvão
Reportagem áudio: Jerónimo Belo Jorge