Depois de três períodos de Estado de Emergência com regras mais apertadas e confinamentos quase obrigatórios, Portugal entrou há uma semana no período de regresso a alguma normalidade. A 4 de maio alguns serviços e estabelecimentos comerciais voltaram a abrir portas, com regras é certo.
O plano de desconfinamento vai continuar e dia 18 de maio volta a haver um pacote de medidas de alívio das restrições provocadas pela contenção da COVID-19. Abrem mais serviços, cafés, restaurantes e espaços comerciais até 400 metros quadrados. Aberturas mediante a existência de uma série de regras.
O governo decidiu proibir a realização dos festivais de música e vamos ter limitações para o acesso às praias.
Entretanto, foi divulgado um cartaz com as regras básicas ou conselhos básicos para a vida em sociedade nos próximos tempos.
Da higienização das mãos ao distanciamento social de dois metros, do cumprimento da etiqueta respiratória ao uso de máscara. E o conselho para os pagamentos serem feitos por multibanco, diminuído o uso de dinheiro a circular. São conselhos que devemos ter em linha de conta nos próximos tempos, de regresso a uma normalidade que não será a mesma que deixamos em janeiro e fevereiro.