A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai comparticipar a compra de ventiladores e equipamentos de proteção para o combate à pandemia da covid-19, num investimento global de um milhão de euros, foi hoje divulgado.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da CIMAA, Hugo Hilário, explicou que a iniciativa, destinada a equipar hospitais e centros de saúde do distrito de Portalegre, faz parte de uma candidatura a fundos comunitários apresentada pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
“Os 15 municípios do distrito de Portalegre, através de um protocolo entre a CIMAA e a ULSNA, disponibilizaram-se a assegurar a contrapartida nacional de uma candidatura que a ULSNA esta a fazer”, disse.
A iniciativa tem como objetivo aumentar a capacidade de resposta dos municípios do norte alentejano e dotar os serviços regionais de saúde de mais meios para enfrentar a pandemia da covid-19.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).
No Alentejo, segundo a DGS, há 155 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.
Lusa