Portugal está em estado de emergência devido ao novo coronavírus.
Não se esqueça: de 9 a 13 de abril está proibido de sair do seu concelho de residência, exceto nas situações autorizadas (quem trabalha e tem justificação, auxílio a idosos). Saiba mais aqui: https://www.antenalivre.pt/covid-19/covid-19-proibido-circular-entre-concelhos-e-voos-interditos-a-partir-das-0000
A todo o minuto nos chegam tomadas de decisão referentes a suspensão de serviços e cancelamento ou adiamento de atividades, entre outros anúncios relevantes para os cidadãos.
Com este artigo, pretendemos sintetizar e organizar todas as informações relevantes e medidas tomadas nos concelhos diretamente abrangidos pela Antena Livre e Jornal de Abrantes - Abrantes, Constância, Mação, Sardoal, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha - de modo a que não lhe escape nada acerca das decisões em vigor, implementadas em concordância com os conselhos das autoridades de saúde.
Proteja-se a si e aos seus, seja responsável e não se esqueça de partilhar estas informações com aqueles que não têm acesso às novas tecnologias.
ABRANTES
Luna Hotel Turismo (link) e a Pousada da Juventude de Abrantes (link) disponíveis para acolher profissionais de saúde. Também a comunidade de Abrantes e Constância abrem portas a alojamento gratuito para profissionais de saúde (link)
Hospital de Abrantes é a unidade do CHMT referenciada para receber casos de Covid-19. A Maternidade e o Serviço de Ginecologia/Obstetrícia passam para o hospital de Torres Novas enquanto a Ortopedia passa para Tomar. O CHMT reforça que estas medidas são temporárias (link). Foram também alterados horários de profissionais e foram encerradas nos períodos noturnos (00:00 e 08:00) as urgências básicas de Tomar e Torres Novas a partir do dia 5 de abril (link)
Hospital de Abrantes instalou tendas em frente ao serviço de urgência que servem como hospital de campanha, no sentido de fazer triagem específica a casos suspeitos de Covid-19 (link). Neste hospital estão proibidas todas as visitas dos doentes no Internamento e Departamento de Urgência do CHMT. É também proibido o acompanhamento de doentes em ambulatório e no Departamento de Urgências, a não ser quando seja comprovada a necessidade em virtude do estado de dependência do doente. No caso do Serviço de Pediatria é permitido um acompanhante não substituível. Os tratamentos de fisioterapia prestados a doentes em regime de ambulatório ficam suspensos (link)
Câmara Municipal de Abrantes suspendeu por tempo indeterminado o atendimento presencial em todos os serviços municipais (com destaque para os postos na Loja do Cidadão), sendo a solução o atendimento via e-mail ou telefone: geral@cm-abrantes.pt / 241 330 100. Esta medida aplica-se também aos Serviços Municipalizados de Abrantes (link)
A autarquia suspendeu a abertura ao público das reuniões de Câmara Municipal até 30 de junho de 2020. As questões dos munícipes podem ser expostas via e-mail: actas@cm-abrantes.pt
Devido ao encerramento dos serviços, o Município anuncia que os prazos municipais de entrega de documentos ou caducidade de outros vão ser prolongados. Enquanto o encerramento da tesouraria municipal perdurar, todas as faturas cujo prazo de pagamento expire durante o período de encerramento dos serviços, poderão ser pagas por referência multibanco ou transferência bancária. Caso não seja possível o pagamento pelas vias indicadas, as faturas poderão ser pagas após termino do prazo e sem acréscimo de juros (link)
Estão ainda encerrados todos os equipamentos municipais desportivos e culturais e foram canceladas as atividades organizadas pelo Município, bem como a atribuição de autorizações de realização de eventos por outros que impliquem aglomeração de pessoas. Também o mercado semanal grossista e retalhista foi cancelado (será feito um acerto de faturação aos comerciantes)
O Município decretou o cancelamento das rendas dos espaços comerciais concessionados a privados que funcionem em espaços de gestão municipal entretanto encerrados. Outros agentes com concessões municipais que tenham encerrado ficam também isentos.
Foi suspenso o pagamento dos parquímetros no concelho por tempo indeterminado. Foi também suspensa a ação dos cortes de água (para assuntos relacionados com falta de água e roturas na rede pública de distribuição de água ligar 968 049 316).
IDOSOS: “Fique em Casa e em Segurança” é uma medida que pretende apoiar a população com mais de 65 anos, doentes crónicos ou portadores de deficiência. As suas compras de primeira necessidade ou de medicação são levadas a casa. Pode também recorrer a apoio psicossocial. Contactos: 241 330 217 e 966 919 490. De salientar também que quem necessitar de bens essenciais e se encontre numa situação de insuficiência económica, poderá ser apoiado através de apoio de emergência.
Bombeiros de Abrantes adotam medidas de prevenção e mostram-se equipados para enfrentar a pandemia (link)
Escola Ensino Básico António Torrado (Agrupamento Escola nº 2 Manuel Fernandes), Escola Ensino Básico Lucília Moita ( Agrupamento nº 1 Solano Abreu) e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, Mouriscas de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados (link) As duas primeiras estão prontas a acolher filhos de pessoal hospitalar e de emergência (link)
Junta de Freguesia de Mouriscas anunciou a encerramento da secretaria da respetiva Junta e suspendeu também o Mercado de Domingo, por tempo indeterminado (link)
Foi criado o projeto "Adota um avô", em que voluntários, na maioria jovens, ficam com um sénior atribuído durante este período de quarentena, ao qual fazem companhia todos os dias por telemóvel ao avô ‘adotado' (mais informações neste link)
CONSTÂNCIA
"Não saia de casa, nós vamos por si!" é a iniciativa que pretende fazer as compras essenciais ou ir à farmácia buscar os medicamentos das pessoas mais vulneráveis à epidemia. Pessoas residentes no concelho de Constância, com mais de 65 anos e pessoas com doenças crónicas podem fazer os seus pedidos de segunda a sexta-feira, através do número 965 228 588 e receber em casa os seus bens
A 17 de março reuniu a Comissão Municipal de Proteção Civil, tendo decidido cancelar as Festas do Concelho/Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem 2020. Estão também canceladas as cerimónias religiosas que estariam a cargo da paróquia (link)
A Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém adaptou a sua sede em Constância para permitir o isolamento profilático de bombeiros, caso necessário
MAÇÃO
O Serviço de Ação Social da Câmara Municipal encontra-se a realizar contactos junto da população idosa de todo o concelho, no sentido de auscultar as necessidades. Esta ação está a ser articulada com a GNR (link)
A Câmara Municipal de Mação lançou, através do GEMA - Gabinete Empreendedor de Mação, um Guia de Apoio às Empresas do concelho, que visa ajudar empreendedores e empresas a perceber que mecanismos existem disponíveis (link)
O Banco Local de Voluntariado do concelho de Mação lançou a campanha "Todos por Todos", que pretende angariar pessoas para fazerem voluntariado junto da população de risco - lares de idosos - numa colaboração com as IPSS's do concelho que necessitem de apoio logístico, de enfermagem, limpezas. (Contactos aqui: link)
SARDOAL
O Banco Local de Voluntariado de Sardoal apela à inscrição de pessoas para fazerem voluntariado junto da população de risco - lares de idosos - numa colaboração com as IPSS's do concelho emergencia.social@cm-sardoal.pt (Mais informações aqui)
VILA DE REI
Canceladas ficaram também as Férias Desportivas da Páscoa e o ATL e todos os eventos de de organização municipal até 13 de abril (Festival das Sopas e Petiscos, Sarau Cultural, Concerto de Páscoa, Festival ‘Folclore no Centro’, Os Quintais nas Praças do Pinhal)
Está encerrado o Complexo de Piscinas e Ginásio Municipal, bem como todos os equipamentos desportivos do concelho, a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires e os espaços museológicos do Concelho (Museu da Geodesia, Museu Municipal e Museu do Fogo e da Resina), sendo ainda suspensas as autorizações para cedência de utilização de espaços municipais para atividades que não sejam organizados pela Câmara Municipal de Vila de Rei (link)
Está limitado o número de clientes simultâneo nos espaços dos Mercados Municipais de Vila de Rei e Fundada: sete pessoas no Mercado Municipal de Vila de Rei e seis pessoas no Mercado Municipal de Fundada.
O Município disponibiliza a partir de dia 18 de março uma linha de apoio à população sénior do concelho, de forma a poderem obter informações sobre os comportamentos a adotar: 919 636 872 / 966 039 780 (link)
A autarquia criou também uma Bolsa de Voluntariado para quem quiser ajudar as pessoas mais vulneráveis. Deve ter menos de 60 anos e não pertencer a nenhum grupo de risco. Mais informações pelo e-mail: voluntariado@cm-viladerei.pt
Foi também criada uma linha de apoio ao empresário para esclarecer sobre os direitos e comportamentos a adotar (link)
Município informa que todos os migrantes ou imigrantes que tenham chegado ao concelho nos últimos 14 dias têm a necessidade de cumprir 14 dias de isolamento obrigatório
O Município anunciou o cancelamento, e até informação em contrário, de todos os eventos da sua responsabilidade ou nos quais seja parceiro: culturais, sociais, desportivos e recreativos. Entre estes está também o cancelamento da Feira do Tejo (link), as festas do concelho que acontecem por altura de 10 a 12 de junho. A autarquia suspendeu também a cedência de equipamentos culturais e desportivos às associações e instituições, bem como a cedência de transporte municipal e/ou viaturas municipais, para visitas de estudo ou outras atividades.
Estão encerrados: o Castelo de Almourol; o Centro de Interpretação Templário de Almourol; o Centro Integrado de Educação em Ciências (fechado a visitas de grupos externos e cancelados os eventos); o Centro de Estudos de Arte Contemporânea; o Auditório do Centro Cultural; as Bibliotecas Municipais / Espaços Internet; a Galeria do Parque; o Arquivo Municipal; o Centro Municipal de Atividade Física Aquagym; o Parque Desportivo Municipal da Atalaia; e o Pavilhão Desportivo Municipal
Na sequência da declaração do estado de emergência a nível nacional, a autarquia anunciou a suspensão do atendimento presencial dos serviços municipais de atendimento ao público, peo que os pedidos de informação passam a realizar-se exclusivamente via email ou telefone (link)
A autarquia barquinhense prorrogou os prazos e processos em curso na divisão municipal de serviços técnicos
! Nestes concelhos estão a ser efetuadas ações de desinfeção dos espaços públicos, numa medida concertada no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo: espaços de saúde, farmácias, estabelecimentos comerciais, abrigos e paragens de passageiros, avenidas e ruas de maior circulação, contentores de resíduos sólidos, entre outros. Uma ação que vai sendo desenvolvida até que a situação o justifique.
! As autarquias da região, em conformidade com as exigências determinadas pelo estado de emergência, limitaram a presença em funerais nos cemitérios sob sua gestão. Foi fixado o limite máximo de 10 pessoas, que devem manter uma distância mínima de dois metros entre si, nos concelhos aqui explanados (exceto no concelho de Vila de Rei, cuja autarquia determinou serem permitidas 25 pessoas). As medidas são mais restritivas caso a vítima mortal tenha sido diagnosticada com Covid-19.
! A Globalvia - empresa concessionária de portagens na A23, entre Abrantes e a Guarda, anunciou que vai suportar o valor da portagem dos utilizadores destas autoestradas cuja atividade esteja diretamente relacionada com o combate à pandemia. Além dos profissionais de saúde esta medida é também válida para "utilizadores particulares em cumprimento de deveres profissionais".
(Notícia publicada a 17/03 - ATUALIZADA A 09/04 ÀS 17:01)