Um grupo de migrantes infetados com o novo coronavírus foram transferidos ontem ao final do dia do Campo Militar de Santa Margarida (Constância) para a Mesquita de Lisboa, disse à agência Lusa o xeque David Munir.
De acordo com o líder da comunidade islâmica de Lisboa, ontem à noite chegaram à mesquita entre 12 a 15 migrantes que regressaram a Lisboa depois de terem estado vários dias no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância.
"Eles não têm sintomas, mas estão positivos (...) e ficarão [na mesquita] até fazerem testes", disse David Munir.
O xeque não soube explicar porque é que estes migrantes não entraram mais cedo nas instalações da mesquita, uma vez que, cerca das 21:00, estiveram à porta do edifício, dentro de uma viatura dos bombeiros e acompanhados por vários elementos da PSP, como testemunhou a Lusa no local.
Durante a tarde de ontem, já a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo (Santarém), Maria dos Anjos Esperança, tinha dito que os migrantes que estavam instalados no Campo Militar de Santa Margarida iriam regressar a Lisboa. Recorde aqui: https://www.antenalivre.pt/covid-19/covid-19-migrantes-infetados-receberam-testes-e-foram-transferidos-de-santa-margarida/
A responsável dava conta que os 32 migrantes infetados com o novo coronavírus fizeram testes e que os resultados conhecidos indicavam que entre eles havia casos negativos, pessoas não infetadas, mas também casos que se mantêm positivos à doença.
Também o presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil de Santarém, Miguel Borges, tinha adiantado que os migrantes que ainda estão infetados iriam para a Mesquita de Lisboa, ao passo que os outros seriam transportados para “diferentes locais definidos pelo Alto Comissariado para as Migrações".
(Lusa)