É um trabalho por vezes pouco visível, mas que tem acontecido e é o mais próximo das populações: o trabalho das Juntas de freguesia em tempos de pandemia. A Junta de Freguesia do Pego, no concelho de Abrantes, tem atuado junto da comunidade da freguesia com várias atividades.
Fomos saber o que se faz numa freguesia populosa, com cerca de 2500 habitantes. Para tal, falámos com a presidente da Junta, Bia Salgueiro. E começámos pela distribuição de máscaras, um trabalho que está a ser feito porta a porta.
“O Pego é uma freguesia muito grande, mas já está quase tudo distribuído”, afirma a presidente que explica também que as máscaras sociais estão a ser feitas “por pessoas aqui da população que se voluntariaram”, sendo que foi a Junta de Freguesia que comprou o tecido.
Mas há mais. A Junta de Freguesia tem proporcionado outros serviços à população, como nos explica Bia Salgueiro.
Na Homenagem aos profissionais de saúde
Comemoração do 25 de abril
Desinfeção dos espaços públicos
E como tem corrido o confinamento no Pego?
O Governo anunciou no dia 7 de maio que festivais de música e eventos análogos estão proibidos até 30 de setembro. Ora, um dos maiores eventos da freguesia são as Festas do Pego, que se realizam anualmente em agosto…
No final, a presidente da Junta de Freguesia do Pego, deixou o apelo. Não tenham medo nem vergonha de pedir se estiverem a passar dificuldades. E falou do caso de uns jovens brasileiros que foram viver para a freguesia e que, neste momento, estão a ser ajudados quer pela Junta, quer pela população.
Máscaras, refeições e outros serviços têm estado a ser proporcionados pela Junta de Freguesia do Pego nestes tempos de confinamento mas também de muita solidariedade.