Antena Livre
Deseja receber notificações?

COVID-19: Médio Tejo com 39 confirmados (Abrantes mais 1) e 256 vigilâncias ativas (C/ÁUDIO)

31/03/2020 às 00:00

O Médio Tejo, na área do Agrupamento de Centros de Saúde, passou a ter 39 casos positivos de COVID-19. São mais três do que os verificados ontem, nomeadamente mais um caso em Abrantes, outro em Ourém e outro ainda em Alcanena.

Quanto às vigilâncias ativas também subiu o número em 13 unidades, sendo agora o total de 256 pessoas que estão em isolamento profilático e mais 114 que estão em vigilância passiva.

Assim Tomar continua a ser o concelho com mais casos (9), segue-se Abrantes e Ourém (8), Torres Novas (5), Alcanena (4), Vila Nova da Barquinha (2), Constância, Ferreira do Zêzere e Sardoal (1). Mação e Entroncamento são os concelhos que ainda não apresentam qualquer caso de COVID-19.

Maria dos Anjos Esperança, delegada de Saúde Pública do Médio Tejo, explicou esta tarde à Antena Livre que não querendo ser alarmista estes números ainda vão subir bastante porque as medidas do Estado de Emergência não são imediatas.

Por outro lado, o estado de quarentena, o tempo em que o vírus pode apresentar a sintomatologia também deve ser cumprido rigorosamente. Questionada sobre a massificação dos testes à COVID-19 a delegada de saúde diz ser preciso muito cuidado com essa ideia porque mesmo que um cidadão resulte negativo não quer dizer que deva aliviar as medidas de contenção e recolhimento.

Os idosos e os lares são uma das grandes preocupações no país, como se tem visto em vários locais, e no Médio Tejo o grupo não foge à regra. Maria dos Anjos revela que, neste momento, não há nenhum idoso que esteja a viver em lar que tenha contraído a infeção. Aconteceu uma suspeita na semana passada, mas felizmente não passou disso. Mas a delegada de Saúde Pública deixa sempre o alerta, não podemos aliviar as nossas medidas de contenção e não devemos prevaricar naquilo que são as recomendações.

Maria dos Anjos Esperança tem receio das zonas mais rurais onde os idosos muitas vezes vivem À vontade demais, mesmo com todos os avisos. E não pode ser assim. “Isto é muito perigoso e temos de estar sempre muito atentos” conclui a delegada de Saúde Pública do Médio Tejo.

Maria dos Anjos Esperança, delegada de Saúde Pública do Médio Tejo

O ACES Médio Tejo aglutina os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Vila de Rei e Sertã são dois concelhos que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mas que na área da Saúde dependem de Castelo Branco, nomeadamente do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, que monitoriza estas situações.

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB