O Médio Tejo soma esta quinta-feira mais 83 casos positivos, somando agora um total acumulado de 2278 infetados desde o início da pandemia. Os casos reportados pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamentos de Centros de Saúde do Médio Tejo estão localizados em Abrantes (15), Alcanena (14), Ourém (38) e Tomar (16).
De realçar também que o relatório epidemiológico dá conta da atualização do número de recuperados que são agora 1209, ou seja, mais 349 foram dadas como recuperadas da Covid-19. Essas recuperações aconteceram em Abrantes (35), Alcanena (55), Constância (22), Entroncamento (34), Ferreira do Zêzere (6), Ourém (78), Sardoal (9), Tomar (47), Torres Novas (51) e Vila Nova da Barquinha (12).
No que diz respeito a vigilâncias ativas o relatório epidemiológico dá conta de 955 pessoas em confinamento em Abrantes (125), Alcanena (82), Constância (34), Entroncamento (108), Ferreira do Zêzere (33), Mação (36), Ourém (169), Sardoal (42), Tomar (194), Torres Novas (103) e Vila Nova da Barquinha (29).
Sérgio Oliveira faz ponto de situação em Constância
Em Constância os números têm continuado a subir depois de vários meses quase sem casos positivos. À margem da reunião do executivo municipal que aconteceu ao final da tarde desta quinta-feira, Sérgio Oliveira, explicou que têm surgido mais alguns casos, que embora isolados, colocaram em confinamento várias turmas da Escola C + S Luís de Camões, situações que estão a ser acompanhadas pela Delegada de Saúde Lurdes Léon. Já sobre um caso em que uma aluna que testou positivo e a turma não entrou em confinamento, Sérgio Oliveira diz que os procedimentos seguem as ordens da Delegada de Saúde.
Quanto à GNR de Constância revela que o concelho continua a ser servido por um posto móvel, mas remeteu mais explicações para aquela força policial.
Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância
O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.
Os concelhos de Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Rio Maior, Santarém e Sardoal estão em confinamento parcial desde 4 de novembro enquanto que os de Abrantes, Alcanena, Almeirim, Coruche, Ourém, Salvaterra de Magos, Ponte de Sor e Proença-a-Nova entraram em confinamento na passada segunda-feira. Das medidas mais restritivas consta o recolher obrigatório de segunda a sexta-feira das 23:00 às 05:00 e aos sábados e domingos das 13:00 às 05:00.