Subiram esta segunda-feira para 79 o número de infetados pelo novo coronavírus no Médio Tejo.
De acordo com o boletim divulgado hoje ao final da tarde, há também a registar mais uma vítima mortal. Aos dois óbitos ocorridos em Alcanena e Tomar, junta-se uma morte no concelho de Ourém.
São ainda 414 as pessoas em vigilância ativa e 192 em vigilância passiva.
120 já tiveram alta da vigilância, após cumprimento do isolamento profilático.
No Médio Tejo é o concelho de Ourém que continua a acumular situações de pacientes com teste positivo, tendo registado um crescimento de mais 4 casos nas últimas 24 horas, passou de 18 para 22. Depois Torres Novas teve também mais cinco casos em relação ao boletim de ontem, passando de nove para 14 situações enquanto que o Entroncamento, Alcanena e Barquinha têm um caso positivo cada.
Também as vigilâncias ativas tiveram um incremento de pessoas que vão ficar em isolamento porque contactaram com pacientes que testaram positivo na doença provocada pelo novo coronavírus. Foram mais 27 pessoas a entrar no isolamento.
Há a registar um terceiro óbito em Ourém que se junta aos dois já registados em Alcanena e Tomar.
Mas este dia teve também um ligeiro aumento de altas da vigilância ativa, de 116 registadas ontem passaram a ser 120 esta segunda-feira.
Maria dos Anjos Esperança revelou que este foi um dia com uma subida considerável, mais 12 casos de pessoas que testaram positivo e, por inerência, mais quase três dezenas de pessoas que entraram em vigilância ativa.
Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo
Presidente de Mação está em vigilância mas no ACES do Pinhal Interior Sul
Esta tarde o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, anunciou na sua página pessoal do Facebook que está em isolamento depois de ter recebido um contacto da delegada de saúde da Sertã. Vasco Estrela esteve numa ação de sensibilização com o tenente da GNR que testou positivo na Sertã por isso, vai fazer o seu processo de isolamento. Está em casa, sozinho, afastado da mulher e dos filhos à espera do momento para fazer o teste ao novo coronavírus.
Mas se o presidente da câmara está em vigilância ativa como é que Mação continua com apenas três casos de vigilância no Boletim Epidemiológico? Maria dos Anjos Esperança explica de forma simples. Apesar de Vasco Estrela viver em Mação (ACES Médio Tejo) o contacto que teve com a pessoa infetada está a ser gerido pela delegada de Saúde Pública do ACES Pinhal Interior Sul, logo o presidente Vasco Estrela faz parte dos números deste ACES e não do da sua área de residência.
Maria dos Anjos Esperança explica a situação do presidente da Câmara de Mação
O ACES Médio Tejo aglutina os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Vila de Rei e Sertã são dois concelhos que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mas que na área da Saúde dependem de Castelo Branco, nomeadamente do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, que monitoriza estas situações.
Consulte os dados relativos aos concelhos do Médio Tejo ao pormenor na tabela seguinte:
Resumo do Boletim Epidemiológico de Portugal
Portugal regista esta segunda-feira 311 vítimas mortais devido ao novo coronavírus. A esmagadora maioria das vítimas mortais está acima da faixa etária dos 80 anos, seguida pela faixa dos 70-79 e dos 60-69.
O boletim epidemiológico divulgado hoje dá conta de 11.370 casos confirmados de infeção. Destes, 1099 estão em internamento. Entre os internados, há 270 pessoas em unidades de cuidados intensivos.
Há ainda a registar 140 casos de recuperação, isto é, de pessoas que são dadas como curadas.
Por sua vez, 4500 é o número de pessoas que ainda aguardam resultados laboratoriais. Há ainda 23.470 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.
60% dos casos confirmados de infeção pela Covid-19 apresentaram o sintoma de tosse. 46% tiveram febre, 32% dores musculares, 28% cefaleia (dor de cabeça), 24% fraqueza generalizada e 17% dificuldade respiratória.