Com cerca de 67 camas, o dispositivo montado pelo Município de Vila Nova da Barquinha para acolher doentes infetados e não infetados com o novo Coronavírus está pronto. As montagens finais ficaram concluídas ontem ao final do dia, após a aprovação do “Plano Operacional Municipal Covid-19” no passado dia 3 de abril.
As camas, bem como serviços de higiene, estão distribuídas por 3 espaços distintos no concelho: o Albergue da Juventude em Tancos (16 camas); o Lar e Residência Autónoma da Associação de Paralisia Cerebral de Vila Nova da Barquinha - APCVNB, na Moita do Norte (17 camas) e o Pavilhão Desportivo da Praia do Ribatejo (34 camas).
O Plano foi operacionalizado com o apoio do Exército Português, que disponibilizou as camas para o pavilhão da Praia do Ribatejo, das Juntas de Freguesia de Tancos, da Praia do Ribatejo, e de Vila Nova da Barquinha bem como da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, da Associação Flor da Minha Terra e da APCVNB.
Estes espaços servem para acolher os utentes das IPSS´s bem como do Lar Quinta da Margarida, na Atalaia. De referir que estas instituições possuem locais próprios para isolamento de infetados, sendo o dispositivo municipal utilizado em caso de emergência.
Fotos: CM Vila Nova da Barquinha