A área dos 11 municípios do ACES Médio Tejo voltou a registar mais um dia sem qualquer situação de novas infeções com o coronavírus, na semana em que começaram a ser feitos os testes aos funcionários de casas de acolhimento de idosos, ou lares não licenciados, e aos funcionários das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia que contactam com o público.
Segundo o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo mantêm-se os 216 casos de infetados desde que começou a pandemia, a 17 de março na região, dos quais 120 já estão recuperados da doença.
No relatório deste sábado regista-se apenas mais uma vigilância ativa, mas em contraponto registam-se 13 altas do isolamento profilático. Quer dizer que no total 763 pessoas estiveram neste patamar do qual 718 já tiveram a respetiva alta. Estão, ao dia de hoje [6 de junho] 47 pessoas em isolamento por terem tido contacto com outras pessoas que fizeram teste positivo à doença SARS-COV-2.
As vigilâncias ativas estão a ser feitas em Abrantes (24), Entroncamento (16), Tomar (1) e Torres Novas (6).
Consulte aqui os casos por concelho:
Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, disse à Antena Livre que as praias fluviais e zonas de turismo do interior que as pessoas não devem deslocar-se a estes locais, ou outros onde haja uma grande concentração de pessoas.
Distanciamento social, uso de máscara e etiqueta respiratória são para manter nos próximos tempos, diz a médica de saúde pública que acrescenta que enquanto não tivermos uma vacina não podemos aliviar as medidas de precação. “Temos de prevenir, cada vez mais”, afirma.
Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo
Consulte aqui os casos positivos e recuperados por concelho:
O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.
Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.