Antena Livre
Deseja receber notificações?

Medio Tejo chega aos 120 casos esta sexta-feira (ATUALIZADA C/ ÁUDIO)

17/04/2020 às 00:00

Há mais cinco casos de COVID-19 no Médio Tejo que sobre, desta forma, para 120 situações.

No relatório epidemiológico do ACES Médio Tejo é revelado que estes novos casos foram identificados em Ourém (2), em Constância, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Também há uma subida de 12 casos de Vigilância Ativa oriundos de Alcanena, Ourém, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

O número de casos recuperados mantém-se nos 17, mas as altas da vigilância ativa registou nas últimas 24 horas mais 53 casos, passando agora a ser 360.

Os contactos do ACES Médio Tejo passaram a 1003 (e não 10 003 como por lapso surge no boletim), somando assim mais 12 em relação a ontem.

Os óbitos no ACES Médio Tejo continuam a ser dois (Alcanena e Tomar).

Maria dos Anjos Esperança, delegada de saúde do ACES Médio Tejo, explica os números das últimas 24 horas com incidência no caso de Constância. É que o concelho está identificado com dois casos positivos, mas nenhum está, efetivamente, em Constância ou no Médio Tejo. A delegada de saúde explica que em ambas as situações as pessoas vivem há meses fora do concelho, estão na zona de Coimbra, mas como a morada principal é Constância é a este concelho que são alocados as duas situações. São situações muito idênticas.

Maria dos Anjos Esperança explica o caso de hoje de Constância

Maria dos Anjos Esperança comenta também a informação desta tarde que dá conta de que os municípios do Médio Tejo, através da Comunidade Intermunicipal, vão fazer um forte investimento em máscaras reutilizáveis para distribuição generalizada junto da população.

Maria dos Anjos Esperança fala sobre o uso generalizado de máscaras reutilizáveis

Os idosos e os lares são uma das maiores preocupações no país e o Médio Tejo não foge à regra. Maria dos Anjos Esperança diz que nos 11 concelhos que gere a situação em relação aos lares tem estado relativamente controlada e espera agora que cheguem testes através da Segurança Social para rastrear todas as instituições e funcionários.

Maria dos Anjos Esperança fala sobre a situação nos lares do Médio Tejo

E ao nível de infeções em pessoal médico e de enfermagem a delegada de saúde explica que no ACES Médio Tejo tiveram uma médica que acusou positivo, mas que todo o pessoal da unidade de saúde familiar onde exerce foi testada e todos deram negativo. A unidade foi desinfetada, está a funcionar e a média está a fazer o seu processo de cura.

Maria dos Anjos Esperança revela um caso de uma profissional de saúde infetada

 

Confira dos dados por concelho:



O ACES Médio Tejo aglutina os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Vila de Rei e Sertã são dois concelhos que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mas que na área da Saúde dependem de Castelo Branco, nomeadamente do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, que monitoriza estas situações.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB