O Médio Tejo registou neste primeiro dia de verão, mais 8 infetados com Covid-19. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, que engloba 11 concelhos, o total acumulado de casos passou a ser de 13 116 com os 8 casos a serem reportados em Abrantes (1), Constância (6) e Torres Novas (1).
No que diz respeito ao número de recuperados mantém-se o mesmo número de ontem, 12 587 registos, assim como o número de óbitos (378) continua inalterado.
Desta forma o número de casos ativos é, nesta segunda-feira, de 155. Estão localizados em Abrantes (46), Alcanena (14), Constância (12), Entroncamento (16), Mação (2), Ourém (13), Sardoal (16), Tomar (18), Torres Novas (11) e Vila Nova da Barquinha (3). Ferreira do Zêzere continua a ser o único concelho da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo que não regista qualquer pessoa infetada com o coronavírus ou qualquer pessoa em isolamento profilático.
No que diz respeito ao número de pessoas que estão em confinamento por terem contactado com infetados, há a registar menos 87 pessoas em isolamento em relação a domingo. No total, há na região 377 pessoas a quem foi decretada a quarentena pelo período de 14 dias e que devem ficar em isolamento em casa. Desde que começou a pandemia que a USPMT já decretou um total de 6 566 confinamentos e deu alta do isolamento a 8 185 pessoas.
As 377 pessoas em vigilância ativa estão confinadas em Abrantes (85), Alcanena (6), Constância (36), Entroncamento (32), Mação (8), Ourém (38), Sardoal (92), Tomar (29), Torres Novas (29) e Vila Nova da Barquinha (22).
Os três Centros Escolares do concelho de Constância – Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada – estão encerrados. Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, confirmou esta informação à Antena Livre e disse que se deve ao facto de haver “nove casos positivos de Covid-19 na comunidade escolar”.
Com estes números, “a Autoridade de Saúde entendeu encerrar os equipamentos até ao próximo dia 3 de julho e, entretanto, a comunidade escolar será toda testada de forma a fazer uma avaliação real da situação que temos atualmente no concelho e, em especial, na comunidade escolar”.
Os cerca de 800 testes vão ser feitos entre amanhã e quarta-feira.
No concelho de Constância “tem havido um caso ou outro fora da comunidade escolar, e são casos pontuais anteriores a esta situação, mas são estes que nos preocupam mais”.
Sérgio Oliveira, presidente CM Constância
Portugal registou hoje três mortes associadas à covid-19, um abrandamento de novos casos de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, no total de 756, e um aumento significativo nos internamentos.
O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde indica que estão hoje mais 38 pessoas em enfermaria hospitalar, somando agora 443, número mais elevado desde 19 de abril, dia em que estavam internados 454 doentes.
Já nas unidades de cuidados intensivos não houve alteração, mantendo-se os 97 doentes referenciados no domingo.
Mais de metade dos novos casos de infeção (484) continua a ser registada na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se verificaram também as três mortes.
Os dados divulgados pela DGS mostram também que estão ativos mais 360 casos, para um total de 28.657, e que 393 pessoas foram dadas como recuperadas nas últimas 24 horas, o que aumenta o total nacional para 820.081 recuperados.