Há mais duas pessoas infetadas com o SARS-COV-2, ambas no concelho de Ourém que chega aos 99 casos positivos. Estes novos infetados são ambos idosos e estão hospitalizados em Leiria, de acordo com Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo.
A médica de saúde pública indicou que são mais duas pessoas que têm ligações a elementos do coro do Santuário de Fátima. Sobre a hospitalização indicou que a sintomatologia que apresentavam levou a tomar estas medidas para tratamento da doença.
Maria dos Anjos Esperança salientou, no entanto, que também o Médio Tejo está com uma tendência de diminuição de casos por isso, de vigilâncias ativas, mantendo-se ativos, neste momento, casos ativos dos dois surtos da região: Fátima e Abrantes (Carvalhal).
Maria Anjos Esperança, ACES Médio Tejo
Quanto às vigilâncias são, a este dia (7 de julho), 69 pessoas que estão em isolamento profilático porque contactaram com pessoas infetadas. De notar também que há mais seis pessoas que ficaram em vigilâncias, mas em contraponto foram 12 a sair deste estado.
Quanto ao número de pessoas curadas da COVID-19 mantém-se nos 156 e há a registar ainda 14 óbitos na região.
Consulte aqui os casos por concelho:
Maria dos Anjos Esperança indicou que neste momento também diminuíram o número de testes, depois de terem sido testados todos os funcionários de instituições particulares de solidariedade social e autarquias. A médica disse que estão a articular mais um pacote de testes para profissionais que têm estado em teletrabalho que estão de regresso aos seus postos de trabalho, neste período de desconfinamento.
De referir que as autarquias têm estado a testar os seus funcionários que estão na linha da frente no contacto com o público. Esta é uma medida que tem estado a ser tomada por todos os municípios do Médio Tejo.
Consulte aqui os casos positivos / recuperados por concelho:
O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.
Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.
Nos dois concelhos do Médio Tejo, mas que na saúde integram o ACES Pinhal Interior Sul, há a registar seis casos (todos recuperados) na Sertã e um caso (recuperado) em Vila de Rei.