Antena Livre
Deseja receber notificações?

ACES Médio Tejo: Médio Tejo soma mais 130 infetados e surto de Mação preocupa (C/ÁUDIO)

30/12/2020 às 20:07

O Médio Tejo somou, no penúltimo dia do ano, mais 130 novos infetados com o coronavírus elevando o total acumulado destes 11 concelhos para 4477 casos desde que começou a pandemia. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo os 130 casos desta quarta-feira foram registados em Abrantes (6), Alcanena (6), Constância (3), Entroncamento (9), Ferreira do Zêzere (12), Mação (1), Ourém (33), Tomar (11), Torres Novas (46) e Vila Nova da Barquinha (3).

Neste dia o relatório dá conta do mesmo número de recuperados (3428) e indica que o número de pessoas em vigilância ativa subiu para 831. Estas pessoas que têm o dever de confinamento estão registadas em Abrantes (79), Alcanena (42), Constância (11), Entroncamento (98), Ferreira do Zêzere (19), Mação (105), Ourém (138), Sardoal (8), Tomar (124), Torres Novas (174) e Vila Nova da Barquinha (13).

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Surto da Santa Casa da Misericórdia de Mação preocupa

Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação

Quanto aos números de Mação o relatório de hoje não reflete ainda os números do surto da Misericórdia de Mação, mas o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, confirmou esta manhã que são 85 casos detetados entre utentes e funcionários do lar da instituição.
Há, de acordo com o autarca, a registar dois internados no hospital de Abrantes e um óbito a que acrescem 30 funcionários infetados com o coronavírus.
A Antena Livre sabe que no lar (edifício principal) de todos os utentes que ali residem apenas dois tiverem teste negativo, após esta segunda vaga de testagem.
De acordo com Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação e responsável pela Proteção Civil Municipal “a situação não está fácil” e ainda se aguardam os testes de um dos lares da instituição, cujos resultados devem ser conhecidos esta quarta-feira.
O autarca vincou que a grande precaução, neste momento, assenta na necessidade de reforçar o quadro de pessoal, uma vez que há 30 trabalhadores infetados.
Há a informação de uma equipa das Brigadas de Intervenção Rápida da Segurança Social que deve chegar esta tarde, mas o presidente da Câmara fala também da necessidade de reforçar o quadro de enfermagem, uma situação que já estará a ser articulada com o Agrupamento de Centros de Saúde.
Para já o surto está localizado nos lares de idosos da instituição e, de acordo com o presidente da Câmara, há a possibilidade de a estrutura de Ortiga poder vir a apoiar a Misericórdia de Mação, de forma solidária, fazendo uma parte do apoio domiciliário.
Com 30 funcionários da Misericórdia infetados o concelho de Mação tinha ontem 90 pessoas em vigilância ativa, pelo que o presidente do Município deixou o apelo para que as pessoas cumpram as regras de confinamento por forma a que não se agrave ainda mais o surto.
Vasco Estrela revelou que a Proteção Civil, e ouras entidades, estão a acompanhar em permanência esta situação que classificou como grave e que tem desde a semana passada 85 pessoas infetadas com o SARS-Cov-2. Entre hoje e amanhã serão conhecidos todos os resultados dos testes que foram feitos esta semana.

Medidas para o final de Ano

Se tem dúvidas em relação ao fim de semana de ano novo que aí vem saiba que as regras são bem mais apertadas do que as que tivemos no Natal.
Assim tome nota:
circulação entre concelhos: Proibida entre as 00h00 de 31/12 e as 05h00 de 4/01.

Circulação na via pública: Para todo o território continental:
No dia 31/12, proibida a partir das 23h00;
Nos dias 1, 2 e 3/01, proibida a partir das 13h00.
Horários de funcionamento em todo o território continental: No dia 31/12, funcionamento dos restaurantes permitido até às 22h30.

Nos dias 1, 2 e 3/01, funcionamento dos restaurantes permitido até às 13h00, exceto para entregas ao domicílio.
Proibidas festas públicas ou abertas ao público.
Proibir ajuntamentos na via pública com mais de 6 pessoas.

O Governo reforça ainda o apelo para que se evite:
Juntar muita gente;
Estar muito tempo sem máscara;
Espaços fechados, pequenos e pouco arejados.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB