O Médio Tejo somou nas últimas 24 horas mais um caso positivo de COVID-19, no concelho de Torres Novas, passando assim a ter um registo de 137 pessoas que foram infetadas pelo novo coronavírus. O concelho de Torres Novas passou de 33 para 34 casos positivos e somou também mais uma vigilância ativa, sendo agora 130 pessoas com isolamento profilático, porque contactaram com uma pessoa que testou positivo à COVID-19.
Nos números das últimas 24 horas há ainda a registar mais três casos de pessoas que recuperaram totalmente da doença, podendo voltar a fazer a sua vida normal. Todos os recuperados foram registados no concelho de Ourém.
A região que engloba 11 municípios teve mais três pessoas a entrar em vigilância ativa [são agora 543], sendo duas no concelho de Tomar e uma no concelho de Torres Novas.
Continuam a registar-se dois óbitos [Alcanena e Tomar] causados pela COVID-19.
Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo voltou a frisar a necessidade de se cumprirem as normas difundidas pelas autoridades para fazer com que os números sejam baixos. Por outro lado, destacou o facto de terem começado a ser realizados os testes nos lares e casas de acolhimento na região. Este processo começou em Abrantes, na Santa Casa da Misericórdia, e a testagem dos funcionários e idosos vem aumentar, e muito, a sensação de segurança nestas instituições que lidam com um dos grupos de risco mais elevado.
Maria dos Anjos Esperança mostra-se animada porque todos testes que já foram sendo feitos em lares e outras instituições não se têm registado casos positivos. É por isso que diz sempre, vamos continuar a portar-nos muito bem para esta fase passar mais ao lado, sendo que em qualquer local poderá estar “o inimigo à espreita”.
Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo
Consulte aqui os dados por concelho:
Covid-19: Portugal com 854 mortos e 22.797 infetados
Portugal regista hoje 854 mortos associados à covid-19, mais 34 do que na quinta-feira, e 22.797 infetados (mais 444), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Comparando com os dados de quinta-feira, em que se registavam 820 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 4,1%.
Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 444 casos do que na quinta-feira, representando uma subida de 2%.
A região Norte é a que regista o maior número de mortos (491), seguida da região Centro (183), de Lisboa e Vale Tejo (160), do Algarve (11), dos Açores (8) e do Alentejo, que regista um morto, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de quinta-feira.
Das mortes registadas, 574 tinham mais de 80 anos, 174 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, 75 entre os 60 e 69 anos, 22 entre 50 e 59 e nove entre os 40 e os 49.
Do total das pessoas infetadas, a grande maioria está a recuperar em casa, totalizando 19.647 (mais 410).
Os dados adiantam que 1.068 estão internadas, menos 27 do que na terça-feira (- 2,5%), e 188 estão em Unidades de Cuidados Intensivos, menos 16, o que representa uma diminuição de 7,9%.