Depois de cinco dias sem casos novos, esta quinta-feira o território do ACES Médio Tejo teve mais quatro casos positivos, mas nas últimas 24 horas voltou a não registar qualquer situação de COVID-19, voltando à tendência da semana.
Assim o agrupamento de municípios do ACES Médio Tejo regista desde o início da pandemia, que na região começou a 17 de março, 141 casos positivos de infetados com o coronavírus. Na mesma linha são 552 pessoas identificadas como estando em vigilância ativa porque tiveram contacto com infetados com COVID-19. Destes 508 já tiveram alta desta necessidade de isolamento e voltaram às suas vidas.
O Médio Tejo tem ainda 51 altas da doença e regista dois óbitos (um em Alcanena e outro em Tomar).
Os concelhos com mais casos positivos são Ourém e Torres Novas (ambos com 35 casos), seguido de Tomar (18) e Abrantes (17). Na linha inversa Sardoal é o concelho que apresenta menos situações (1) embora Constância, que apresenta duas, tem na realidade zero porque os seus doentes estavam em casa de familiares em Coimbra, onde fazem o processo de cura da COVID-19. Estão, no entanto, registados em Constância por ser neste concelho que têm oficialmente a sua morada de residência.
Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo tem salientado a necessidade de se cumprirem as regras de etiqueta respiratória, as regras do distanciamento social e a necessidade, agora sim, do uso de máscaras nos locais fechados.
Para este fim de semana prolongado a delegada de saúde espera que as pessoas continuem a cumprir as regras para que os números continuem nulos ou com subidas residuais.
Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo
O ACES Médio Tejo aglutina os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Vila de Rei e Sertã são dois concelhos que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mas que na área da Saúde dependem de Castelo Branco, nomeadamente do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, que monitoriza estas situações.
Consulte aqui os números do Médio Tejo distribuídos por concelho: