Antena Livre
Deseja receber notificações?

Mau Tempo: Ourém foi o concelho mais afetado. Acesso ao Castelo de Almourol encerrado.

23/01/2025 às 10:57
Fotos: Facebook Município Barquinha

Desde segunda-feira que o território Português tem estado a ser assolado por chuvas fortes e intensas que têm criado, principalmente, inundações em meio urbano.

Estas chuvas refletiram-se também no aumento de caudais dos rios. Esta quarta-feira o Nabão, em Tomar, galgou as margens e inundou a zona do parque do Flecheiro.

Também os caudais do Tejo estão mais elevados o que levou o Município de Vila Nova da Barquinha a encerrar o acesso do público ao Castelo de Almourol.

O momento nacional irá reabrir logo que estejam garantidas as condições de segurança, informa ainda o Município.

Em Constância o parque de estacionamento junto à praia fluvial está submerso, parcialmente.

Em Abrantes a subida dos caudais do Tejo inundaram a estação de canoagem, sendo que todo o espaço já estava vazio desde ontem.

A chuva intensa que caiu ontem no concelho de Ourém provocou danos no teto do Centro Escolar de Freixianda, deixando alunos sem aulas, disse o presidente da Câmara.

Luís Albuquerque acrescentou que as aulas foram canceladas, decisão que se prolongará nestas quinta e sexta-feira.

Este concelho foi o mais afetado pelo mau tempo desta semana.

De acordo com o comando sub-regional do Médio Tejo da Proteção Civil, a região registou 70 ocorrências e Ourém foi o concelho mais afetado. A queda de barreiras ou estruturas e as inundações foram as ocorrências mais registadas.

Entretanto, já se sabe que vem aí uma nova tempestade que pode influenciar o estado do tempo em Portugal nos próximos dias. Chama-se Éowyn e vai afetar em especial as ilhas britânicas.

A tempestade é já considerada a pior do século na Irlanda, onde foi emitido um alerta vermelho de vento que está em vigor até sexta-feira à tarde. Estão previstas rajadas de vento podem ultrapassar os 130 km/h. Na Irlanda para esta sexta-feira está previsto o encerramento de todas as escolas e creches. As viagens foram desaconselhadas.

Por isso, por cá e por influência da Éowyn, vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar sob aviso amarelo na sexta-feira e no sábado por causa da previsão de chuva e agitação marítima fortes.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB