A denúncia é feita pela delegação do Sindicato dos Enfermeiros de Santarém numa nota intitulada “Desde a falta de equipamentos de proteção individual até à remodelação do parque de estacionamento”.
Neste comunicado, o sindicato expõe que os profissionais do Hospital Distrital de Santarém (HDS) “têm vindo, por períodos, a sentir escassez de material de proteção individual, nomeadamente, batas impermeáveis, máscaras P2 e luvas”.
Sendo estes equipamentos imprescindíveis quer “para a salvaguarda da sua segurança e dos doentes”, o SEP Santarém insisti que a escassez de material de proteção básica é “fator de preocupação e agudiza a ansiedade dos profissionais, não garantindo a sua serenidade”.
“Compreendendo a dificuldade em adquirir equipamentos de proteção individual, dado a procura causada pela pandemia, os profissionais de saúde tem racionalizado a sua utilização”, diz ainda a estrutura sindical.
Na mesma nota são referidas as declarações da ministra da saúde, Marta Temido de que não há falta de equipamentos no Serviço Nacional de Saúde, bem como a existência de reforço económico das instituições – palavras às quais o SEP Santarém diz ser então não ser aceitável a situação do HDS.
Outro dos temas abordados pelo sindicato diz respeito à remodelação do parque de estacionamento em que “os profissionais irão pagar à hora o estacionamento, é surpreendente que essa intervenção esteja a acontecer em plena pandemia”.
Recorda o sindicato que esta inverveção “vai ser da responsabilidade dos SUCH, empresa pública sem fins lucrativos, com um custo de 1 milhão de euros” e diz mesmo que a “obrigatoriedade dos profissionais de saúde terem que pagar para trabalhar é vergonhoso. Principalmente porque os Enfermeiros, também por causa desta questão, tinham decretado greve a 12 de Março. Com todo o nosso sentido de dever, e dado o aumento de casos de Covid 19, foi cancelada. Muito nos surpreende a postura pouco ética deste CA, onde não dando qualquer valor á opinião dos profissionais, e mesmo sabendo da sua opinião, ignora e nada respeita.”.
“Obrigado pelas palmadinhas nas costas, quando na verdade imperam os interesses económicos no SNS. Obrigado à administração do Hospital de Santarém por garantir que os seus profissionais irão pagar o investimento neste parque cujo lucro, reverterá não se sabe bem para quem…”, termina a nota.
(Redação Antena Livre)