A conjuntura atual, face à epidemia da Covid-19 no território nacional, obriga a uma adoção de medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das devidas distâncias de segurança. Neste âmbito, a realização de velórios e funerais sofrem também alterações em toda a sua logística.
Informa a autarquia vilarregense que nos funerais é permitida a participação de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes e afins.
O número permitido de indivíduos não familiares ao falecido não poderá ser superior a 25 pessoas. Todos os presentes no funeral deverão obrigatoriamente manter uma distância de dois metros uns dos outros.
Os velórios serão permitidos apenas a familiares, sendo igualmente obrigatório a aplicação das regras para o devido distanciamento social.
É ainda recomendado que pessoas de grupos mais vulneráveis não participem nos velórios e funerais. Todas as pessoas envolvidas deverão cumprir integralmente as instruções recebidas das autoridades competentes e de quem detém a gestão destes espaços.