A 5.ª edição do Creative Camp decorre em Abrantes até ao dia 8 de julho, numa semana dedica às Media Arts, dividida em três áreas – Academia, Fábrica e Festival. Além do trabalho colaborativo, workshops, debates, conferências, o 180 Creative Camp conta ainda com exposições e concertos abertos ao público.
Da lista de convidados constam nomes como a plataforma Negative Feedback, um projeto de George Muncey dedicado à fotografia analógica, o pintor holandês Jordy Van Den Nieuwendijk, que enche os seus quadros de cor, e Elise by Olsen, a quem chamam a “editora mais jovem do mundo”. Jack Turits, jovem realizador, convidará os participantes a criarem uma história em conjunto, Fala Atelier, estúdio de arquitetura do Porto, fará uma instalação urbana que mudará a cidade, e W + Oupas lecionará um workshop onde cada um irá inventar uma personagem através da criação de uma máscara de cartão e papel. Durante uma semana, diferentes espaços da cidade serão palco do Festival, sempre às 22 horas, com concertos de Galgo (Jardim do Castelo), Mathilda (Escadas de São João), Juanita x Flares e Antònia Folguera (QuARTEl – Galeria de Arte), David Bruno (Escadas USF/ESTA), Fugly (Praia Fluvial da Aldeia do Mato), Luís Severo com a Academia de Músicos de Abrantes e Solar Corona (Praça Raimundo Soares), Sequin e Dj Firmeza (Jardim do Castelo).
O 180 Creative Camp é organizado pelo Canal 180 em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes e acontece desde 2013. Por Abrantes já passaram jovens de todo o mundo, desde Los Angeles, Copenhaga, Santiago do Chile ou Berlim.