Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: ANEPC distingue Câmara, Vasco Estrela e António Louro pela defesa da floresta contra incêndios (C/ Áudio)

26/11/2024 às 17:01

A Câmara Municipal de Mação, o seu presidente Vasco Estrela e o antigo vereador e vice-presidente da Autarquia, António Louro, foram na segunda-feira, dia 25 de novembro, distinguidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) com um louvor público e “agradecimento pelo contributo incontornável que ao longo dos últimos anos prestaram a Mação e ao país nos domínios da proteção civil e da defesa da floresta contra incêndios”.

Segundo o Município, o texto constante nesta distinção para o concelho de Mação, “a todos os maçaenses deve orgulhar por todo o trabalho desenvolvido, dedicação e práticas inovadoras ao longo de décadas no que à prevenção e combate a incêndios florestais diz respeito”.

Para Vasco Estrela, citado na página do Município, “este louvor que hoje, em sessão privada, fomos receber, deve-se em particular ao trabalho e visão do António Louro, com o contributo de muitas pessoas, em particular daqueles que com ele mais trabalharam e que desempenham e desempenharam funções no Gabinete Florestal e Proteção Civil. De igual, este é também um reconhecimento que deve ser partilhado com os nossos Bombeiros, por toda a colaboração, que tem sido fundamental. Não posso esquecer, obviamente, toda a enorme Resiliência do povo maçaense que, ao longo de décadas e décadas tem tido a enorme capacidade de se reerguer após cada catástrofe”.

Quanto ao texto que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil fez constar no Louvor, publicamos na íntegra:

“Mação, município localizado na região do Vale do Tejo e com cerca de 95% de área florestal no seu território, insere-se numa das áreas de Portugal com maior risco de incêndio rural.

Em 2003, um ano terrível para todo o país em matéria de incêndios rurais, Mação perdeu cerca de 21.000 hectares de área florestal, representando mais de metade da área total do concelho, com prejuízos ambientais e patrimoniais de valor inestimável.

Desde então, Mação revelou a sua enorme resiliência e, com profunda dedicação, esforço e investimento, conseguiu garantir a necessária transformação do seu território, apostando em claras políticas de prevenção florestal, investindo em equipamentos e práticas inovadoras, apoiando as forças vivas do concelho e desenvolvendo sistemas de apoio à decisão que marcaram a diferença, não apenas no seu território, mas em todo o distrito de Santarém.

O Programa MacFire, pensado e desenvolvido pelos serviços da autarquia, representou um significativo salto qualitativo na capacidade municipal de preparação e resposta, facilitando a gestão de meios, a integração de informação operacional e a coordenação geral das operações de combate a incêndios. Pela sua qualidade e características inovadoras, o Programa MacFire inspirou o desenvolvimento de novas ferramentas que estão hoje em utilização à escala nacional e que foram já publicamente reconhecidas e premiadas.

No contexto destes processos, é de fundamental justiça dar nome aos que fizeram a diferença pela sua visão, pelo compromisso com a causa pública e com a defesa de um património de valor incalculável e assim distinguir os papeis fundamentais desempenhados por Vasco Estrela, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação entre 2008 e 2013 e Presidente desde então e de António Louro, ligado aos pelouros da proteção civil e floresta nesta autarquia nas últimas duas décadas e mentor da criação do sistema Macfire.

Assim, e face ao que antecede, expresso público louvor e agradecimento à Câmara Municipal de Mação, a Vasco Estrela e a António Louro, pelo contributo incontornável que ao longo dos últimos anos prestaram a Mação e ao país nos domínios da proteção civil e da defesa da floresta contra incêndios.

Carnaxide, 25 de novembro, 2024”

O texto está assinado pelo presidente da ANEPC, Duarte da Costa, e foi entregue na presença de Mário Silvestre, 2.º comandante nacional de Emergência e Proteção Civil da ANEPC e que foi comandante distrital da Proteção Civil de Santarém.

À Antena Livre, Vasco Estrela admitiu que o momento “significa, em termos simbólicos, um reconhecimento pelo trabalho que o Município de Mação vem vindo a fazer há muitos anos”.

Vasco Estrela 

António Louro também assumiu que “este Louvor acaba por ser uma satisfação” e o reconhecimento do trabalho que, enquanto vereador do Município de Mação, ocupou boa parte da sua missão pública.

António Louro 

De referir que o MacFire é um sistema desenvolvido por técnicos informáticos de Mação em 2004 e por especialistas de uma empresa do ramo das novas tecnologias. Foi implementado em 2018 no distrito de Santarém e, em 2019, incorporou os dados do SIRESP num sistema de georreferenciação "pioneiro" que envolveu todas as corporações de bombeiros do distrito. Está na base do FEB Monitorização, uma ferramenta operacional da ANEPC, que é uma aplicação que, em tempo real, permite ver onde estão os meios, para onde evolui o incêndio e qual a área ardida.

Fotos: ANEPC

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB