O feriado municipal da Vila de Constância, que se assinala na segunda-feira de Páscoa, dia 17 de abril, é dedicado à sua Padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem, com a tradicional Festa e a Bênção dos Barcos.
Na segunda-feira da Boa Viagem, por volta das 13:00, vão chegar ao cais de Constância dezenas de embarcações, representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho, onde serão recebidas com uma salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro.
Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as bênçãos com as tripulações das embarcações trajadas ao modo das épocas de então, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha-pão de grande parte da população.
As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15h30, com a Missa Solene, seguindo-se a procissão com as já referidas bênçãos dos barcos nos rios. Desde os anos sessenta que a bênção se estende também às viaturas, na Praça Alexandre Herculano.
Lusa