A XXIII edição das Pomonas Camonianas, em Constância, volta a evocar a época em que Camões passou naquela vila Ribatejana. Nos dias 9 e 10 de junho, a memória de Camões é perpetuada através da recriação de um ambiente quinhentista, de uma exposição-venda de frutos e de flores, da feira de antiguidades e velharias, de exposições e de muita animação.
No dia 10 de junho, a tarde é animada com a deposição de coroas de flores, no Monumento a Camões e no Jardim-Horto de Camões, às 15:00, Danças Renascentistas, pelos alunos do 9.º ano, às 16:00, e atuação dos alunos do 1.º ciclo do concelho, na zona ribeirinha, às 17:30. A entrega dos prémios do Concurso de Fotografia “Olhar a Festa” e do Concurso de Pintura ao Ar Livre “As cores de Constância” decorre na Antiga Cadeia, às 18:30. A encerrar as Pomonas Camonianas terá lugar no Jardim-Horto de Camões, às 19:00 e 20:00, o espetáculo “Tomem lá do Camões” pelos alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Constância.
Ao longo dos dois dias, decorrerá o Mercado Quinhentista, com exposição e venda de frutos e flores, no Parque de Merendas, enquanto a Antiga Cadeia recebe as exposições do Concurso de Fotografia “Olhar a Festa” e do Concurso de Pintura ao Ar Livre “As cores de Constância”.
As Pomonas Camonianas são uma organização da Câmara Municipal de Constância, com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho, da Associação Casa-Memória de Camões e da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro.