O início deste mês de junho fica marcado pelo arranque do projeto de Arte Urbana designado Mural dos Poetas, uma intervenção artística que está a nascer em Constância, na Estrada Nacional 3.
O muro situado em frente à Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, recebe esta intervenção artística, elaborada por tintas acrílicas aquosas de várias cores e sprays adequados em 3D.
Uma homenagem a três poetas, entre outros, Luís de Camões, Vasco de Lima Couto e Alexandre O´Neill. “Outra forma de dar vida e dar cor”, à vila Poema, referiu Júlia Amorim Presidente da Câmara Municipal.
A elaboração deste mural está a cargo dos alunos, sobretudo àqueles que frequentam o 12ºano. Júlia Amorim explicou à Antena Livre a importância do contributo dos alunos no projeto, dando conta que o “mural foi criado pelos alunos, vai ser executado pelos mesmos e sobre a orientação do professor Massimo Esposito”.
“Acho extremamente importante ligar estas áreas todas: a arte urbana com os jovens, com criatividade, com a arte e depois com outra forma de arte que é a poesia”.
Júlia Amorim considera que o muro em frente à Biblioteca Municipal é “um espaço privilegiado para ter o mural dado a estes três poetas”.
A autarca confessou a intenção de “inaugurar este mural, no próximo dia 10 de junho aquando do cortejo da comunidade educativa, integrado nas Pomonas Camonianas”.
Esta intervenção artística é da responsabilidade do município de Constância, através da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Constância, com o Projeto Partilha com Energia e com o Projeto Ganhar ASAS.
O projeto de Arte Urbana designado Mural dos Poetas foi aprovado por unanimidade na última reunião do executivo camarário realizada esta quinta-feira.
Fátima Saraiva_ Estagiária ESTA
Crédito: CM de Constância