Antena Livre
Deseja receber notificações?

Constância/ Pomonas Camonianas: “Uma grande festa em honra do nosso épico e em honra da terra mais camoniana de Portugal”

10/06/2017 às 00:00

Realizou-se na sexta-feira, dia 9, a abertura oficial das Pomonas Camonianas. A cerimónia decorreu junto ao monumento de Camões na presença das forças vivas do concelho.

A abertura oficial contou com desfile dos alunos do 9º ano e dois momentos musicais, interpretados pelos alunos das escolas de Constância.

As Pomonas Camonianas celebram este ano, o Ano Camões, com celebrações destinadas ao épico Luís Vaz de Camões, onde a vila Poema pára para ouvir, sentir e respirar o poeta.

Júlia Amorim, presidente da CM de Constância, classificou a XXII Pomonas Camonianas, como “um palco de arte, de criação, onde os alunos são o corpo da criatividade e da criação artística”.

“Nós somos responsáveis por aquilo que as nossas crianças e os nossos jovens nos oferecem. Acredito convictamente que daqui a 20 anos serão eles que vão estar aqui com os seus filhos e com os seus pais, e os seus pais nessa altura na qualidade de avós”, aludiu autarca.

“Hoje participam nas [Pomonas Camonianas] cerca de 4 centenas de alunos, com professores, encarregados de educação, pessoal auxiliar, familiares e associações. É uma comunidade viva, que se reúne anualmente como protagonistas de uma grande festa em honra do nosso épico e em honra da terra mais camoniana de Portugal”, finalizou Júlia Amorim.

As Pomonas Camonianas são um “símbolo da passagem de Camões pela vila, e da união com o poeta - uma ideia de Manuela de Azevedo”, falecida este ano, elucidou Olga Antunes, diretora do Agrupamento de Escolas de Constância.

Por sua vez, Pedro Brás e Pedro Medroa, alunos do 8º ano, explicaram à Antena Livre a sua participação na feira Quinquinhista: “temos várias barracas onde vendemos vários frutos, vinhos e flores. Nós estamos vestidos de povo, os do 9º ano de nobres e os do 5 e 6º anos atuam”.

Durante a cerimónia foi apresentado o pack Ano Camões, com o design de Alice Junqueira, que inclui o CD ‘Poetas Intemporais’, com a música “Camões e os Rios” e “Minuciosa Formiga”, com letra de Alexandre O’Neill, e com vozes dos alunos do 4º ano do concelho. O pack conta também com o livro “Tomem lá do Camões” e uma peça de teatro original, interpretada pelos alunos da Escola Luís de Camões. Este pack foi entregue às entidades locais e vai estar disponível ao público no posto de turismo.

Após o encerramento da cerimónia de abertura das Pomonas Camonianas, os alunos do infantário e do primeiro ciclo abrilhantaram o recinto com danças, pequenas peças de teatro e recitações de poemas. Vestidos a rigor encerram com um momento musical convidando todos a viver, a pensar e a ouvir o épico Luís Camões.   

 

Nesta edição das Pomonas Camonianas, a praça Alexandre Herculano e a avenida das Forças Armadas recebem a feira de antiguidades e velharias, com a participação de expositores oriundos de todo o país. A mostra pretende reunir objetos, peças e artefactos de valor artístico ou utilitário.

Paralelamente ao Mercado Quinhentista, integra o programa, um Cortejo Quinhentista, o VI Festival Hípico de Constância, a Orientação Noturna, Danças Quinhentistas, o Declamões, a Taberna Quinhentista e muita animação.

Fátima Saraiva_Estagiária ESTA

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB