No próximo dia 18 de maio o Museu Nacional Ferroviário reabre ao público, celebra o seu 5º aniversário e assinala o Dia Internacional dos Museus com o festival online “All Aboard! O Museu faz a festa em sua casa!”
“É com enorme alegria que anunciamos a reabertura do Museu Nacional Ferroviário no dia 18 de maio. Porque a segurança dos nossos visitantes nos é de extrema importância, seguiremos as orientações da Direção-Geral de Saúde e respeitaremos as normas de saúde pública e de higiene, para que esteja em segurança”, informa o Museu.
Em nota de imprensa, a instituição relembra que “embora estejamos a atravessar tempos muito difíceis e inéditos para todos nós, o Museu Nacional Ferroviário não poderia deixar de celebrar o seu quinto aniversário junto daqueles que fazem o nosso museu – o seu público. Foram cinco anos intensos, de muito trabalho e muitas dificuldades, mas também de muitos projetos concretizados, sempre com o apoio de muitas entidades e parceiros que se juntaram a nós nesta viagem”.
No dia 18 maio celebra-se igualmente o Dia Internacional dos Museus, iniciativa promovida pelo ICOM – International Council of Museums e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural, este ano sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, tendo como objetivo celebrar a diversidade de perspetivas que compõem as comunidades e o pessoal dos museus.
“É também neste contexto e para garantir a sua segurança que apresentamos o festival online “All Aboard! O Museu faz a festa em sua casa!” com um cartaz composto por diferentes artistas e testemunhos de pessoas e entidades que, em diferentes ocasiões, fizeram parte destes cinco anos de vida do museu e que connosco trilharam este caminho e nos ajudaram a crescer”.
A partir das 12h00 assista nas páginas do Facebook e Instagram do museu as atuações especiais de O’Gajo, Tó Trips (Dead Combo), Discantus Projecto, Cais Sodré Funk Connection, Companhia Custom Circus entre outros. Veja também os testemunhos de várias entidades, parceiros e amigos e de muitas caras conhecidas “que se juntam a nós neste dia especial”.
No final, o Museu Nacional Ferroviário deixa o convite: “Junte-se a nós virtualmente e assista à festa que preparámos para si”.