Antena Livre
Deseja receber notificações?

Festas de Abrantes: Castelo recebe concerto especial com Aurea e Pedro Abrunhosa

21/02/2017 às 00:00

As festas de Abrantes decorrerem entre os dias 13 a 18 de junho, num registo muito próximo aos anos anteriores.

No dia do concelho, a 14 de junho, acontecerá um concerto levado a cabo por Aurea e Pedro Abrunhosa, que se juntam à Abrantes Big Band, no castelo da cidade.

Em declarações à Antena Livre, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA, avançou que o Município “vai manter o registo das festas no centro histórico. Vamos manter aquilo que iniciámos em ano de centenário com um grande concerto no castelo de Abrantes. Repetimos o modelo, mas com novos nomes ou com nomes diferentes daqueles que tivemos o ano passado”.

No que diz respeito à programação musical, a presidente avançou ainda o concerto do dia 15 de junho com “as Vozes de Abrantes” com um convidado, os Átoa, dia 16, os GNR, dia 17, e depois no último dia, a 18 de junho, David Antunes com convidados.

“ O ano passado, pedimos ao David que nos construísse uma música para a celebração do centenário. O David fez isso, mas não a tornámos pública, porque não ficou pronta a tempo. Neste momento, está pronta e portanto será no fundo o terminar das comemorações do centenário em 2017”, salientou a autarca.

As tasquinhas, as exposições, o artesanato e os espetáculos musicais centrados nas praças do centro histórico voltam a ser uma aposta do Município para a edição de 2017.

 “Vamos manter toda a atividade desportiva, a promoção do artesanato, da gastronomia local, e portanto vamos dar continuidade a este figurino de festas que de modo geral agrada a todos. Traz alguma contemporaneidade, alguma vivência cosmopolita que as pessoas gostam particularmente e que nos fazem chegar esses ecos”, disse Maria do Céu Albuquerque.

A presidente deixou a ressalva que irão haver “ajustes em função de situações que neste momento acontecem, nomeadamente com o facto de termos obras a decorrer no centro histórico que vão condicionar esta vivência, como as obras que estão a decorrer no parque de estacionamento de São Domingos”.

Questionada sobre a disposição do artesanato e dos palcos principais, a autarca avançou que o Município está “a pensar um modelo para servir o melhor possível. Sabemos que nem sempre as condições são as melhores” e assim, “estamos a estudar um modelo que possa proporcionar melhores condições não só para quem vem visitar, mas para os próprios comerciantes”.

 “ Este ano, as festas começam próximo do dia 14 de junho e depois decorrem até ao final da semana. Tentamos sempre que possível não conciliar com as festas de VN da Barquinha, para que os públicos, que muitas vezes são os mesmos, possam participar nas mesmas iniciativas. Encontramo-nos a desenhar este modelo, apelando e querendo que a participação seja cada vez maior, não só por parte dos cidadãos do nosso concelho, dos movimentos associativos, mas também que seja um fator distintivo e atrativo de outras populações residentes aqui à volta”, referiu.

As festas da cidade representam um investimento autárquico de cerca de 100 mil euros.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB