Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Festival Nacional de Teatro Especial está de regresso

17/03/2017 às 00:00
Grupo Criarte em 2016

O Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) promove a partir desta segunda-feira até ao dia 22 de março a X edição do Festival Nacional de Teatro Especial de Abrantes.

Durante três dias, vários serão os momentos teatrais, a cargo de grupos provenientes de Setúbal, Évora, Porto e Abrantes, que subirão ao palco do Cineteatro S. Pedro. Na terça-feira, dia 21, haverá um momento de animação a cargo de David Antunes.

Em declarações à Antena Livre, Nelson Carvalho, presidente da direção do CRIA, disse esperar que o festival “ esteja ao nível do que tem sido, como festival nacional que é, e que a nossa comunidade responda, vá ver, se divirta e goste”.

O presidente reforçou a ideia de que “a educação pela arte e o teatro como possibilidade de expressão, de partilha e jogo de emoções é uma atividade muito importante. Quando nós chegámos o festival não existia há vários anos e nós encontrámos uma vontade muito grande de o retomar. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para retomar esta iniciativa”.

Quanto aos atores do CRIA, o responsável disse que houve uma “renovação substancial do número de atores. E na comunidade o nosso grupo de teatro teve um enorme acolhimento. Depois do FNATES de 2016, o nosso grupo saiu quase 30 vezes. A nossa projeção tem aumentado”.

“Com a participação e parceria regional permite-nos subir um patamar e organizar outros convívios, outras partilhas de experiências, o que para os nossos animadores e atores é da maior importância, do ponto de vista da sua capacidade e evolução”, fez notar.

A presença de David Antunes com um momento de animação musical, “é uma forma de associar outras atividades de animação, chamar outras pessoas e é uma oferta importante para nós, sendo que foi o próprio David a prontificar-se a estar connosco”, referiu Nelson Carvalho.

Programa:

20 de março:

10h00 – Praças do Centro Histórico – Rancho Folclórico “Quinta das Pinheiras” do CRIA;

10h30 - Praças do Centro Histórico – Grupo de Percussão – AFID Lisboa;

14h30 - Cineteatro S. Pedro – “Zaca – Zaca” de António Torrado; Encenação Grupo de Teatro APPACDM – Setúbal;

21h00 - - Cineteatro S. Pedro – “O Diário de Anne Frank”; Encenação de Mónica Cunha – Companhia “Era uma vez…Teatro” da APPC – Porto;

21 de março:

14h30 - Cineteatro S. Pedro – “Os endireitados”; Encenação de Rosa Moreira e Otília Emílio; Grupo de Teatro – O Imaginário - da APPCDM de Évora;

 21h00 - Cineteatro S. Pedro – Animação e Presença de David Antunes;

22 de março:

14h15 - Cineteatro S. Pedro – Cerimónia de Encerramento do FNATES 2017 – com a peça “Sonhos”; Encenação de Marisa Sobral e Daniela Rebeca – do Grupo Criarte do CRIA;

21h00 - Cineteatro S. Pedro - Sonhos”; Encenação de Marisa Sobral e Daniela Rebeca – do Grupo Criarte do CRIA;

De seguida: “A proteção dos protegidos”; Encenação de Mauro Moura (Bi-Dom); com o Grupo Criarte do CRIA;

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB