Gonçalo de Carvalho apresenta, na Exposição inaugurada no passado sábado, 5 de maio, bichinhos que fotografou com um incrível pormenor no Concelho de Mação.
A Galeria do CC Elvino Pereira acolhe a Exposição "Bichinhos cá da terra" até 31 de maio e convida-nos a conhecer melhor tantas libélulas, libelinhas, borboletas, louva-a-deus, rãs e outros pequenos seres que habitam os campos e que nos passam despercebidos.
A Exposição apresenta os nossos bichos como nunca os vimos mas há também uma forte preocupação, por parte do fotógrafo, em assinalar aqueles cuja existência se encontra ameaçada ou potencialmente ameaçada. Ao visitar a Exposição, algumas fotografias estão assinaladas com uma bola vermelha ou amarela, fazendo notar exatamente as espécies ameaçadas e que, como refere Gonçalo de Carvalho, "todos nós temos a obrigação de proteger".
Gonçalo de Carvalho é natural de Faro mas passou a infância em Coimbra, onde estudou. Começou a fazer fotografia em 1968 quando foi para Angola como Piloto da Força Aérea Portuguesa e a partir daí nunca mais largou a máquina.
Rumou depois para Londres onde fez o Mestrado em Arqueologia Marítima e onde trabalhou como Jornalista na BBC. Voltou entretanto a Portugal, esteve 8 anos na Rádio Renascença e regressou a Londres.
Passou 3 anos em Bruxelas e voltou ao nosso País. Vive em Mação desde 2011 onde, com a sua máquina fotográfica, tem feito as imagens que revela agora, em Exposição.
A mostra ficará patente até 31 de maio, na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira. Pode visitá-la nos dias úteis das 9h00 às 17h30 e, aos sábados, das 14h30 às 18h00.