O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, situado em Tramagal, no concelho de Abrantes, esteve representado na conferência "The Best in Heritage 2019", que decorreu entre os dias 25 e 27 de setembro em Dubrovnik, na Croácia.
Esta iniciativa, organizada pela European Heritage Association, pela Europa Nostra e pela ICOM, consiste numa conferência anual na qual são reconhecidos projetos de influência a nível de museus, património e conservação, que apresentam as suas histórias de sucesso. O objetivo passa por promover esses projetos. Este ano, foram apresentados 28 projetos estando representadas 19 nacionalidades.
Em representação do Município de Abrantes no evento esteve a museóloga Lígia Marques e o vereador Luís Filipe Dias que destaca o facto de "o Museu Nacional ter sido escolhido entre cerca de 300 museus premiados de todo o mundo" e de ser "um dos 28 escolhidos para estar na 'Liga dos Campeões' dos museus".
O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira marcou presença neste evento como "consequência de ter sido galardoado como Museu do Ano da Associação Portuguesa de Museologia em 2018", refere.
Luís Filipe Dias realça que "a forma como o projeto foi reconhecido como projeto de influência enaltece tudo aquilo que é feito para as pessoas, para as comunidades e que influenciam projetos nos nossos territórios”.
No final, o Museu foi distinguido com o certificado de “Best in Heritage Excellence Club Member”, para o Município de Abrantes, para Tramagal, para o Museu MDF e para todos os abrantinos e tramagalenses que continuam a honrar esta caminhada que se vem a desenrolar ao longo dos anos.
Texto: Ana Rita Cristóvão